O lançamento do programa Voa Brasil, que disponibiliza trechos de passagem aérea para aposentados por R$ 200 teve início em julho. Apesar de não ter limitação de idade, o programa pode impactar principalmente as viagens na terceira idade. Segundo o Ministério dos Portos e Aeroportos, serão disponibilizados 3 milhões de bilhetes a esse preço para os aposentados.
Para entender melhor como viajam os aposentados atualmente, a Maxmilhas, travel tech que oferece formas inteligentes para a pesquisa e compra de passagens aéreas promocionais, fez um levantamento do perfil dos viajantes da plataforma com mais de 70 anos. A empresa constatou que o índice de viagens para o exterior dentro desse grupo é 177% maior do que a média geral dos demais viajantes da empresa, independentemente da idade. Os dados consideram o compilado até julho deste ano.
- LEIA MAIS: Voa Brasil vendeu 8 mil passagens aéreas em um mês; veja como comprar voos por até R$ 200
De acordo com a Head de Marketing da Maxmilhas, Sabrina Lorente, o Voa Brasil chega em um bom momento para o turismo. “O programa pode ter um impacto positivo para as empresas do setor, uma vez que ele foca em pessoas que não viajaram nos últimos 12 meses. Assim, o programa incentiva pessoas que não viajam com frequência a comprarem passagens aéreas, aumentando a demanda”, avalia.
O levantamento mostra ainda que esse público compra passagens com menos antecedência: cerca de 52% dos viajantes adquirem os bilhetes com menos de 1 mês da data da viagem, sendo 30% com menos de 14 dias, e apenas 17% com mais de 6 meses de antecedência.
Já o período mais procurado para viagens é de junho a agosto, além de dezembro. Enquanto o período do ano menos buscado é entre janeiro e abril. “Vale destacar que os meses mais viajados abrangem parte da alta temporada e coincidem com as férias escolares. Isso mostra que esse público prefere viajar quando mais pessoas também podem viajar”, afirma Sabrina Lorente.
Os destinos nacionais mais buscados por pessoas com mais de 70 anos não diferem muito do ranking de todas as idades. Em primeiro lugar no top 5 aparece São Paulo (SP), em seguida, vem o Rio de Janeiro (RJ), depois, Brasília (DF), Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG). As viagens internacionais são mais voltadas para a Europa, que tem 3 destinos no top 5. A lista é composta, na ordem, por: Lisboa (Portugal), Roma (Itália), Montevideo (Uruguai), Madri (Espanha) e Miami (EUA).
Outro dado que chama a atenção é a independência. A maioria, cerca de 66%, viaja sozinho, enquanto 25% com apenas um acompanhante. Viagens com crianças ou em grupo com 3 ou mais pessoas são mais raras nessa faixa etária.