Voa Brasil: aposentados compram 16 mil passagens aéreas em três meses com o programa do Governo

89

Cerca de 16 mil passagens aéreas foram compradas por aposentados por meio do programa Voa Brasil, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). Os beneficiários não viajavam há pelo menos um ano.

De acordo com o órgão, mais de 100 mil aposentados acessaram o programa em três meses. Foram cerca de 15% de compras, superior ao verificado nos sites das companhias aéreas, que está inferior a 3%.

Nesse período, os aposentados visitaram por meio do Voa Brasil para 74 cidades diferentes de todos os estados do países entre origem e destino, representando metade dos aeroportos com voos regulares no país.

As regiões Sudeste e Nordeste representaram a maior parte dos destinos, recebendo 44% e 40% das viagens. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza foram as cidades mais procuradas.

Apenas no Nordeste, 19 cidades foram procuradas: Fortaleza, Recife, Salvador, João Pessoa/Bayeux, Natal, Maceió/Rio Largo, São Luís, Aracaju, Porto Seguro, Juazeiro do Norte, Teresina, Petrolina, Ilhéus, Vitória da Conquista, Imperatriz, Cruz, Barreiras, Mossoró e Campina Grande.

“São pessoas que estão conseguindo reencontrar familiares ou conhecer um neto que mora distante, ou simplesmente viajando para aproveitar a vida. O programa traz dignidade e autoestima a pessoas que não costumam viajar ou mesmo que nunca viajaram de avião”, afirma Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.

Lançado em 24 de julho, o programa do Governo Federal permite a venda de passagens aéreas para aposentados que custam até R$ 200 por trecho percorrido. Os bilhetes são vendidos para viagens em períodos de baixa temporada e com assentos desocupados, sem a utilização de dinheiro público.

A previsão do MPor é que o Voa Brasil também passe a contemplar estudantes universitários de baixada no primeiro semestre de 2025.

Como comprar

O Voa Brasil tem voos para todos os estados, alguns operados por mais de uma companhia aérea. Os aposentados do INSS podem conferir todas as ofertas de bilhetes aéreos e demais informações no . Para acessar o sistema, é preciso ter conta perfil ouro ou prata no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.Br.

Caso não encontre voo para a cidade desejada, os interessados podem pesquisar por um município próximo e/ou em datas alternativas para a próxima viagem. A dica do MPor é, por exemplo, buscar a ida e a volta por empresas diferentes, para aumentar a possibilidade de encontrar passagens nas datas desejadas.

Outra recomendação é planejar as viagens com antecedência e dar preferência a dias de menor procura, como de terça a quinta-feira, e períodos de baixa temporada, entre março e junho ou agosto e novembro.

O benefício é pessoal e intransferível. Isso significa que apenas o titular poderá realizar a viagem. O limite de R$ 200 por trecho não inclui as tarifas de embarque cobradas no momento do pagamento. Os valores das tarifas de embarque variam conforme o aeroporto. As passagens adquiridas pelo Voa Brasil dão direito a uma bagagem de mão (de até 10 quilos) e uma bolsa ou mochila pequena.

Responsabilidades das companhias aéreas

A estratégia do programa se baseia no aproveitamento de assentos disponíveis em voos com baixa ocupação e permite às companhias aéreas ajustar suas ofertas conforme a demanda. São as companhias aéreas que definem os trechos, as opções de pagamento e de pedidos de reembolso e a quantidade de assentos a serem oferecidos dentro do programa.

Em caso de cancelamento do bilhete após a realização do pagamento, não haverá restituição do benefício.

eceba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp