O Instituto Vini Jr. está prestes a inaugurar uma nova sede social em São Gonçalo, ocupando um terreno que esteve desativado por aproximadamente dez anos. O projeto, liderado pelo astro do Real Madrid, garantiu a cessão da área onde funcionava o Ciep Porto do Rosa Intercultural Brasil – Rússia, localizado no bairro onde o atacante cresceu. O novo centro social oferecerá educação, esporte e cultura gratuitamente para cinco mil pessoas.
- LEIA MAIS: Risco de voar varia de acordo com nacionalidade da companhia aérea, segundo estudo do MIT
A Secretaria de Estado da Casa Civil informou que o projeto foi o único apresentado em resposta ao chamado público aberto em junho para a cessão do terreno. O acordo firmado prevê um investimento de R$ 20 milhões em reformas, com o objetivo de atender cinco mil pessoas no novo centro social.
A cessão do terreno é válida por dez anos, com possibilidade de renovação, conforme reportado pelo jornal ‘O Globo’. O próximo passo do projeto, liderado por Vinicius Jr. e seus representantes, é recuperar o local e oferecer atividades educacionais e sociais gratuitamente.
Instituto Vini Jr.
Atualmente, o projeto do jogador do Real Madrid opera a partir de um escritório na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e mantém diversos centros de tecnologia em escolas municipais. Recentemente, o Instituto ampliou seu alcance nas comunidades mais carentes do país, com um investimento inédito em uma escola em Cabrobó, no Nordeste de Pernambuco.
O Instituto Vini Jr. baseia seu trabalho em três pilares: educação como fundamento, tecnologia como ferramenta e futebol como linguagem. A missão do projeto é apoiar escolas públicas na construção de novos modelos de ensino-aprendizagem.
A escola Brígida de Alencar, escolhida em Cabrobó, beneficiou cerca de 40 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental com um “enxoval” tecnológico, incluindo TVs, notebooks, tablets e smartphones para acesso ao Aplicativo Base, um software educacional desenvolvido pelo Instituto.
“A sala do Instituto Vini Jr. é de grande importância para a nossa escola. Temos alta expectativa de receber ainda mais alunos e oferecer uma oportunidade extra para aqueles que já estão conosco”, afirmou Elaine Alves, diretora da escola Brígida de Alencar.
Fonte: Portal Terra