Ville des Plantes: o encontro entre natureza, simplicidade, sofisticação e experiências sensoriais e gastronômicas

Existe um oásis em João Pessoa; tem nome e cnpj. 

435

A experiência de chegar ao Ville des Plantes, no Jardim Oceania, é um verdadeiro conjunto de sensações, um convite ao dolce far niente, como diriam os italianos, ou ao ócio criativo, como diria o sociólogo também italiano Domenico De Masi, ou simplesmente ao desfrute do lugar, da(s) companhia(s), e tudo o mais que o Ville des Plantes tem a oferecer. Uma mistura de simplicidade e sofisticação na medida perfeita, que envolve, abraça e descomprime tensões.

Os mais modernos e antenados chamariam de quiet luxury, um conceito que valoriza a elegância discreta e a qualidade superior, focando no atemporal e sofisticado; uma abordagem e estilo de vida que privilegia a sutileza, a exclusividade e principalmente a apreciação de experiências diferenciadas que proporcionem prazeres sutis, profundos e duradouros e, por isso mesmo, impactantes.

Estar no Ville des Plantes Open Mall envolve tudo isso e muito mais. Concebido e conceituado para integrar natureza, gentileza urbana, bem-estar e aconchego, é um espaço múltiplo e de múltiplas possibilidades, naturalmente vivo, orgânico, biofílico e refrescante. Não por acaso a entrada foi batizada de Praça do Abraço. Plantas e materiais naturais entrelaçados fazem esse acolhimento inicial e, então, começa a magia. Os olhos são imediatamente guiados para o imenso baobá como centro das atenções, mas ao redor tem tanto mais a observar: lago de carpas, inúmeras espécies de plantas ou canteiros de flores miúdas e temperamentais, que só abrem às 11 horas da manhã, num curto show até às 14 horas. E o espetáculo natural e vivo está espalhado por todo o Ville des Plantes, é a essência.

Um projeto visionário

Inaugurado há dois anos, o empreendimento rompeu com coragem, que só olhos empreendedores e até porque não dizer visionários têm, o ciclo da presença de negócios voltados para o entretenimento, gastronomia e experiências quase que apenas no eixo Cabo Branco-Tambaú, em João Pessoa. “Deslocar um empreendimento com essas características para o Jardim Oceania foi uma aposta que muitos julgaram loucura”, revela Gilberto Neszlinger, um dos proprietários do Ville des Plantes. “Agora, com o Ville consolidado, nossa aposta se mostra mais que acertada, tanto que outros players vieram ou estão vindo pra cá”, ele conta.

A natureza em cada detalhe

Inicialmente, mais de cinco mil mudas das mais variadas espécies de plantas começaram a formação do ambiente biofílico do Ville, incluindo dois icônicos e majestosos baobás, trazidos de guindaste, que chamam a atenção pela beleza e pelo simbolismo que representam, a resiliência, pois podem viver até seis mil anos. 

Uma parada no Abô Botânica e Café é obrigatória, mas prepare-se pois certamente vai querer levar tudo para casa. No mínimo, vai inspirar a criar e a investir mais para dar protagonismo às plantas e elementos naturais nos ambientes. A loja, um mix entre a  cafeteria, a VERde Perto ateliê botânico e galeria de arte popular brasileira, reúne um acervo de brasilidades, mas a inspiração nordestina predomina, claro. 

A curadoria cuidadosa e de extremo bom gosto, que inclui terrários produzidos lá mesmo no ateliê, é feita pelas proprietárias. Elas também desenvolveram uma linha que recicla as louças danificadas da cafeteria, algo inspirado na técnica japonesa kintsugi (aceitar e valorizar as imperfeições, dizem os orientais), mas que tem a sustentabilidade como eixo principal. Tudo é de encher os olhos e o aroma do café faz tudo ficar ainda mais especial.

Gastronomia de excelência 

O Moman Cozinha Contemporânea é a joia da coroa do Ville des Plantes, funcionando como uma verdadeira operação âncora deste espaço múltiplo. O restaurante oferece uma experiência gastronômica que vai além do paladar, com um cardápio autoral que traz o melhor da culinária contemporânea, além de ostras frescas, que são um verdadeiro deleite para os amantes de frutos do mar. 

Mas o deleite sensorial tem ainda como ponto de parada a vinoteca do Moman, onde pode-se escolher o vinho entre uma seleção exclusiva de rótulos, tanto para levar para casa como para degustar no próprio restaurante. Ou seja, cada detalhe tem um cuidado especial, graças à dedicação de profissionais treinados e estimulados a oferecer o melhor serviço para uma experiência marcante. 

 

Um espaço para também celebrar o amor e a vida

Tudo no Ville é muito especial e o amor, ahh o amor… está lá, no ar, em tudo que a natureza toca. Já são incontáveis os pedidos de namoro, noivado e casamento, sem falar nas cerimônias de enlace que quase semanalmente acontecem nos lounges de eventos. 

É nesse ambiente vivo, orgânico e em constante mutação pelas mãos da mãe natureza, que o Paraíba Business segue a alameda entre ombrelones e folhas até chegar ao Boulevard que reverencia o segundo imponente baobá. A experiência sensorial , então, continua por tantos outros caminhos do Ville, passando pelo espaço kids, dedicado às crianças e pensado para tirá-las das telas, batizado e YOLO, um acrônimo de YOU ONLY LIVE ONCE (você só vive uma vez, em tradução livre), as três quadras de beach tennis até chegar na operação mais recente, a Gelateria Ioiô. 

A próxima parada merece uma matéria especial que traremos em breve. A calma e a sensação de bem-estar nos invade ao abrir a porta do Umi Spa, com salas para terapias corporais com jardim integrado, por óbvio, com destaque para a massagem thai, e ainda a sala especial para terapias de banhos de imersão para até duas pessoas.

Impacto na comunidade

A inauguração do Ville des Plantes aconteceu sem grandes alardes. “Nossa intenção era que o crescimento fosse também orgânico, integrando e recebendo a cidade, como um novo ponto de encontro”, revela Gilberto. “Queríamos criar um espaço onde todos se sentissem bem-vindos, independentemente de sua condição financeira. Aqui, você pode passar horas desfrutando do ambiente sem a necessidade de gastar muito”, ressalta Gilberto.

Pode-se dizer que em pouco mais de dois anos, o Ville já é um ponto turístico obrigatório em João Pessoa. “Nós percebemos que o Ville des Plantes trouxe uma mudança de ares para o bairro. Hoje, temos vários restaurantes e estabelecimentos que se instalaram na região, atraindo ainda mais pessoas para o Jardim Oceania”, comenta Gilberto.

Futuro e expansão

Com o sucesso do Ville des Plantes, Gilberto já pensa em expandir o conceito para outras regiões. “Temos planos de abrir novas unidades e levar esse conceito de convivência e bem-estar para outros lugares. Mas nossa prioridade hoje é continuar oferecendo um espaço onde as pessoas possam se sentir em casa, em contato com a natureza e com serviços de alta qualidade”, revela.

O Ville des Plantes é, sem dúvida, um espaço que combina emoção e business na medida certa. Um lugar onde cada detalhe é um convite para se reconectar com a essência da vida e com os bons encontros, uma atmosfera mágica para ser desfrutada, tendo a natureza sempre como moldura.  

Estrutura e Serviços

Ioiô Gelateria: Diversidade de sabores para aplacar o calor de João Pessoa pipocas doces diferenciadas.

Abô Botânica e Café: Um atelier botânico para VERde perto. Um café que se mistura com o ambiente botânico.

Halona Chopperia: Um espaço para tomar um chopp bem tirado e provar cervejas variadas e mais que especiais. Claro que o tira-gosto não falta por aqui.

Moman Restaurante: O seu momento na nossa mesa. Experiência além do gosto. O restaurante tem também uma vinoteca, onde o cliente pode comprar para levar para casa ou escolher consumir no próprio restaurante.

Usina Steak Burguer: Um jeito novo de comer hamburger? Que tal experimentar? Fast food com muita pesquisa envolvida para trazer para você carnes nobres no seu ponto. Só vem.

Umi SPA: Espaço para uma reconexão entre você e a sua saúde, com as salas de terapia corporal com jardim integrado

Marianne Mota Hair Studio Green: Um Hair Studio que há muito tempo já ensina que “cabelo vem de dentro” e que a natureza é pura conexão de beleza. O salão tem uma linha completa de produtos naturais desenvolvidos pela própria Marianne e que também podem ser adquiridos.

Yolo Espaço kids: Dedicado às crianças, com brinquedos e atividades que estimulam criatividade, atividades físicas ao ar livre e a socialização.

Jampô Beach Tennis: Três quadras que podem ser locadas, mas também oferecem aulas com professores especializados neste esporte.

Vanessa J Laini
Vanessa Laini é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Com vasta experiência em diversas áreas da comunicação, liderou equipes em agências de publicidade e comunicação, demonstrando habilidade no planejamento e execução de estratégias.