Dados da Pesquisa Mensal do Comércio mostram que volume de vendas do setor cresceu 5,4% em janeiro na comparação sobre o mesmo mês do ano passado.
O varejo paraibano registrou a maior alta de crescimento da Região Nordeste no primeiro mês do ano. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (14), mostram que volume de vendas do setor cresceu 5,4% em janeiro na comparação sobre o mesmo mês do ano passado, enquanto a taxa média do País foi de 3,1%. Na comparação de janeiro sobre dezembro, que é o mês de maior volume de vendas do comércio varejista, a Paraíba apresentou alta de 0,3%, enquanto o País registrou leve queda de 0,1%.
Na Região Nordeste, a Paraíba liderou o crescimento com 5,4% seguido mais atrás pelo Estado do Ceará (3,6%), Piauí (2,8%) e Alagoas (2,4%) e do Rio Grande do Norte (2,2%). Outras unidades da Região tiveram desempenho abaixo como Pernambuco (1,7%), Bahia (1%) e o Maranhão (0,7%). Já o Estado de Sergipe registrou queda de 2%.
No indicador do comércio varejista ampliado –, que inclui atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo –, a Paraíba apresentou também a maior expansão da Região Nordeste em janeiro (6,5%) sobre o mesmo mês do ano passado. Uma taxa três vezes superior à média nacional (2,2%).
Os segmentos queregistraram maiores altas foram o de Equipamentos e material para escritório informática e comunicação; Combustíveis e lubrificantes; outros artigos de uso pessoal e doméstico; e de Livros, jornais, revistas e papelaria. Já do comércio varejista ampliado, o destaque foi para o aumento de vendas de veículos.
Para o secretário de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), Marialvo Laureano, “mesmo com o cenário macroeconômico desafiador de 2025 para o varejo que começa o ano com juros mais altos e uma inflação persistente, o volume de vendas do comércio paraibano mostrou força e permanece em crescimento. Além de maior taxa de crescimento do Nordeste e expansão acima da média nacional, janeiro é o 12º mês consecutivo de crescimento do varejo paraibano. Isso é resultado de uma gestão fiscal do Estado equilibrada com capacidade de manter os investimentos com recursos próprios. TTemos atualmente um total de 640 obras e o novo programa de investimentos vai potencializar ainda mais. Esses investimentos vão gerar mais emprego e renda, que são indicadores sensíveis ao varejo, criando uma espécie de ‘colchão’ para atravessar esse cenário mais desafiador macroeconômico nacional deste ano”, explicou.
A pesquisa – A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação.
Fonte: Assessoria Sefaz/PB
Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp