Vendas do varejo da Paraíba em janeiro registram maior crescimento do Nordeste, revela IBGE

52
Foto: Tripadvisor
Publicidade

Dados da Pesquisa Mensal do Comércio mostram que volume de vendas do setor cresceu 5,4% em janeiro na comparação sobre o mesmo mês do ano passado.

O varejo paraibano registrou a maior alta de crescimento da Região Nordeste no primeiro mês do ano. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (14), mostram que volume de vendas do setor cresceu 5,4% em janeiro na comparação sobre o mesmo mês do ano passado, enquanto a taxa média do País foi de 3,1%. Na comparação de janeiro sobre dezembro, que é o mês de maior volume de vendas do comércio varejista, a Paraíba apresentou alta de 0,3%, enquanto o País registrou leve queda de 0,1%.

Na Região Nordeste, a Paraíba liderou o crescimento com 5,4% seguido mais atrás pelo Estado do Ceará (3,6%), Piauí (2,8%) e Alagoas (2,4%) e do Rio Grande do Norte (2,2%). Outras unidades da Região tiveram desempenho abaixo como Pernambuco (1,7%), Bahia (1%) e o Maranhão (0,7%). Já o Estado de Sergipe registrou queda de 2%.

No indicador do comércio varejista ampliado –, que inclui atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo –, a Paraíba apresentou também a maior expansão da Região Nordeste em janeiro (6,5%) sobre o mesmo mês do ano passado. Uma taxa três vezes superior à média nacional (2,2%).

Os segmentos queregistraram maiores altas foram o de Equipamentos e material para escritório informática e comunicação; Combustíveis e lubrificantes; outros artigos de uso pessoal e doméstico; e de Livros, jornais, revistas e papelaria.  Já do comércio varejista ampliado, o destaque foi para o aumento de vendas de veículos.

Para o secretário de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), Marialvo Laureano, “mesmo com o cenário macroeconômico desafiador de 2025 para o varejo que começa o ano com juros mais altos e uma inflação persistente, o volume de vendas do comércio paraibano mostrou força e permanece em crescimento. Além de maior taxa de crescimento do Nordeste e expansão acima da média nacional, janeiro é o 12º mês consecutivo de crescimento do varejo paraibano. Isso é resultado de uma gestão fiscal do Estado equilibrada com capacidade de manter os investimentos com recursos próprios. TTemos atualmente um total de 640 obras e o novo programa de investimentos vai potencializar ainda mais. Esses investimentos vão gerar mais emprego e renda, que são indicadores sensíveis ao varejo, criando uma espécie de ‘colchão’ para atravessar esse cenário mais desafiador macroeconômico nacional deste ano”, explicou.

A pesquisa – A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação.

Fonte: Assessoria Sefaz/PB

Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp

Artigo anteriorLei que concede incentivo fiscal para imóveis no centro histórico deve ser votada em breve
Próximo artigoCanadá vai revisar encomenda de caças americanos em meio à disputa com Trump
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.