O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses agora é Patrimônio Natural da Humanidade. A decisão foi anunciada, nesta sexta-feira (26/7), durante a 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O encontro ocorre até o fim do mês em Nova Délhi, na Índia.
A Unesco destacou que a decisão foi fundamentada em critérios rigorosos, incluindo a extraordinária beleza natural dos Lençóis, sua importância estética e a integridade da paisagem. A história única da região, suas características geológicas notáveis e os impressionantes fenômenos naturais também foram fatores cruciais para a atribuição do título. Além disso, o comprometimento com a proteção e preservação desse tesouro natural foi essencial para assegurar o reconhecimento global da joia brasileira.
Com o título de Patrimônio Natural da Humanidade, a unidade de conservação receberá ainda mais atenção e investimentos para a prevenção de seus recursos naturais e biodiversidade.
Critérios
Entre os requisitos atendidos pelo parque para obter o título figuram a beleza natural, os geológicos significativos e os habitats para a conservação da biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas. O dossiê de candidatura dos Lençóis Maranhenses foi encaminhado em 2018.
O Brasil tem sete sítios declarados Patrimônio Natural Mundial: o Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu; as reservas de Mata Atlântica, em São Paulo e Paraná; a Costa do Descobrimento, na Bahia e no Espírito Santo; as áreas protegidas da Amazônia Central e do Pantanal; a Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, em Goiás; além do arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas.
O título conferido ao Parque dos Lençóis Maranhenses é o oitavo da lista.
Fonte: Agência Brasil