UFPB participará do 25º Fórum de Fontes Renováveis, na região Nordeste

O Fórum GD Região Nordeste chega, pela primeira vez, à cidade de Recife, onde foi realizado, em 2019, o maior evento de geração distribuída do país

13
Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB. (Foto: Oriel Farias)

A 25ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída com Fontes Renováveis na região Nordeste, o Fórum GD Nordeste, acontecerá no estado de Pernambuco, nos dias 07 e 08 de agosto. O evento ocorrerá no Centro de Eventos Recife e tem a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) entre os seus apoiadores.

Oportunidade única para debater as tendências e rumos do setor que está em constante crescimento no Brasil, reunindo provedores de soluções, EPCs, integradores, distribuidores, fabricantes, profissionais e acadêmicos que atuam direta ou indiretamente na geração distribuída oriunda de fontes renováveis de energia.

O Fórum GD Região Nordeste chega, pela primeira vez, à cidade de Recife, onde foi realizado, em 2019, o maior evento de geração distribuída do país.

A GD no Nordeste

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o país já gera impressionantes 29GW de potência instalada em Geração Distribuída. Destes, a região do Nordeste é responsável sozinha por 5,88 GW, demonstrando o potencial e a relevância da região nesse cenário.

Dentre os 9 estados nordestinos, a Bahia desponta como líder no segmento, com uma produção de 1,29 GW. Em seguida, temos o Ceará e Pernambuco, com respectivamente, 955,413 kW e 876,811 kW de potência instalada.

Recife, a capital pernambucana que sediará o evento, está fortemente inserida nesse panorama, contando atualmente com quase 8 mil unidades consumidoras em geração distribuída, destacando-se como um polo significativo de desenvolvimento e aplicação da tecnologia na região.

O evento

Na ocasião, também serão debatidos temas relevantes sobre o mercado livre de energia, novas oportunidades de negócios, capacitação de profissionais e a legislação brasileira para esse tipo de produção de energia, assim como palestras sobre diversos temas como situação jurídica, fluxo reverso, oportunidades de financiamento, novas tecnologias em módulos e inversores.

“Falaremos sobre as usinas de pequeno e médio porte, mercado livre. Então a gente tem a convicção e a certeza de que esse evento, o Fórum GD Nordeste, inclusive, vai ser o maior de todos já realizados, e a gente espera em torno de 1.500 a 2 mil pessoas por dia”, explica Tiago Fraga, CEO da empresa organizadora.

Para mais informações, acesse aqui.

Fonte: Ascom/UFPB

Artigo anteriorPetróleo registra alta de mais de 12% em um mês e atinge maior valor desde maio
Próximo artigoESG: integrando sustentabilidade e responsabilidade social na estratégia empresarial
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.