Uber testa ferramenta de segurança que dá mais liberdade para motoristas no Brasil

Funcionalidade segue em fase experimental e, até o momento, não há previsão oficial de expansão para outras cidades

160
Função testada pela Uber exibe avisos no mapa para indicar áreas de risco e reforçar a segurança de motoristas parceiros. (Foto: Dean Drobot/Canva Pro)
banner de publicidade
banner de publicidade

No fim de 2024, a Uber iniciou a fase de testes de uma nova funcionalidade chamada “Zona de Alerta” nas cidades de Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS). A ferramenta foi desenvolvida para indicar ao motorista, antes da aceitação da corrida, se o trajeto passa por áreas consideradas de risco. Segundo a empresa, a recusa de corridas nessas condições não afeta a taxa de aceitação do condutor.

A “Zona de Alerta” funciona a partir da exibição de trechos destacados em laranja no mapa do aplicativo, acompanhados de um símbolo de atenção. A classificação é feita com base em dados georreferenciados e relatos de motoristas parceiros sobre episódios de insegurança. A proposta, segundo a Uber, é aumentar a autonomia do condutor e fornecer informações prévias sobre a rota solicitada.

A funcionalidade segue em fase experimental e, até o momento, não há previsão oficial de expansão para outras cidades. Ferramentas semelhantes já são utilizadas por outras plataformas. A 99, por exemplo, emite alertas sonoros desde 2017 para avisar os condutores sobre a aproximação de áreas de risco, com base em indicadores como registros de assaltos, furtos, acidentes e características viárias perigosas.

A cidade de Fortaleza foi uma das escolhidas para o piloto da ferramenta. De acordo com dados da Associação de Motoristas de Aplicativo do Ceará, ao menos 55 motoristas foram assassinados na capital cearense enquanto trabalhavam, desde o início das operações de transporte por aplicativo. A informação foi confirmada por Márcio Leite, representante da associação, em entrevista ao Mobilidade Estadão.

A Uber informou que segue monitorando o desempenho da funcionalidade durante o período de testes e avalia os próximos passos com base nas informações coletadas nas duas cidades.

banner de publicidade
banner de publicidade

Redação com informações do portal Capitalist

Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp

banner de publicidade
banner de publicidade
Artigo anteriorUsuários usam IA para questionar o que a tecnologia “sabe” sobre eles mesmos
Próximo artigoBrasil e Chile unem forças para impulsionar a inteligência artificial e criar um modelo de linguagem unificado
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.