O feriado de 7 de Setembro tem proporcionado um aumento significativo no fluxo de turistas na orla marítima de João Pessoa desde as primeiras horas deste sábado. Tratado como feriado atípico e mais curto por não incidir em dia útil, o Dia da Independência tem atraído mais turistas do interior da Paraíba e dos vizinhos estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco do que de outros estados.
De acordo com o empresário da hotelaria e diretor de marketing da ABIH, Gustavo Paulo Neto, o principal perfil de turistas para feriados como esse são os originários das cidades mais próximas, com destaque para capitais como Recife e Natal, além das cidades do interior da Paraíba. Segundo o Gustavo, João Pessoa colhe atualmente os frutos de uma relação construída há vários anos entre o Governo do Estado, Prefeitura de João Pessoa e o trade turístico, numa sinergia relacionada à divulgação da capital paraibana como destino e da presença em feiras do setor: “A expectativa é de que a temporada de verão que se aproxima receba turistas de todas as regiões do país, com destaque para as cidades do Centro-Oeste, Sul e do interior de São Paulo e Minas Gerais”, pontua o especialista.
O setor de bares e restaurantes também comemora o incremento no fluxo de clientes nos finais de semana e feriados. Em contato com a redação do Paraíba Business, o empresário Lindemberg Guedes, proprietário do restaurante Boibumbar, localizado no turístico bairro de Tambaú há 30 anos, afirma que o perfil do público que frequenta os restaurantes durante os feriados e finais de semana muda quando comparado com os clientes dos dias da semana, sendo incrementado pelos turistas que estão a passeio pela nossa cidade.
Está evidenciado que, além das políticas públicas de turismo empreendidas em parceria pelos poderes públicos e iniciativa privada, as belezas naturais da cidade, a rica gastronomia e a hospitalidade são os principais aspectos destacados pelos turistas e visitantes.
O salto vivenciado no turismo pessoense também encontra razão diante da inauguração de novos equipamentos hoteleiros na cidade, bem como pelas opções de locação por temporada nos mais diversos flats entregues por incorporadoras imobiliárias. Segundo Pedro Morais, sócio da Plano83 Consultoria Imobiliária, João Pessoa passou a inaugurar desde o ano passado verdadeiros ícones em termos de arquitetura disruptiva e integrativa, empreendimentos pensados para o acolhimento com conforto e sofisticação dos milhares de hóspedes que se acostumaram a conhecer o mundo por meio das plataformas digitais de locação. E arremata: “Até 2025, mais de três mil leitos em empreendimentos compactos serão entregues em João Pessoa e Cabedelo, de modo que a mola propulsora do turismo e do mercado imobiliário permanecerá tracionada em prol de um futuro ainda mais pujante”, conclui.