De acordo com o Censo 2022, o índice de envelhecimento (que indica a razão entre o grupo de idosos de 65 anos ou mais em relação à população de 0 a 14 anos) chegou a 55,2. Isso significa que há 55 idosos para cada 100 crianças de 0 a 14 anos. Por isso, atividades dedicadas ao público com mais de 50 anos de idade movimentam mais de R$ 1,6 trilhão, com tendência de forte expansão, segundo projeção do Instituto Locomotiva.
Muitas empresas viram no público acima de 50 anos de idade o nicho que precisava para garantir crescimento e geração de receita. A mudança da faixa etária dos clientes também acarretou outras alterações na dinâmica. Esse público é mais exigente e prefere gastar um pouco mais para ter voos sem escala ou com paradas mais curtas, por exemplo e acomodações e restaurantes de ótima qualidade. Muitas agências de turismo voltadas ao público 50+, só trabalham com quatro ou cinco estrelas e com foco importante na comida.
LEIA MAIS: Trem no RS oferece passeio com degustação de vinhos na fronteira com Uruguai
De olho na mudança demográfica e no 1,6 trilhão de reais movimentado por esse recorte etário, o mapa desse mercado tem crescido cada vez mais.
Fonte: O Antagonista