Venda de pacotes turísticos para João Pessoa cresce e IBGE aponta liderança da Bahia no turismo nacional
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta terça-feira, 13, a mais recente pesquisa mensal de serviços, que aponta a liderança da Bahia no turismo nacional. Em junho de 2024, o Brasil teve um crescimento no setor de 3,9%, em comparação com o mesmo período de 2023, enquanto a Bahia registrou um aumento de 19,2%, o maior índice entre os estados, quase cinco vezes acima da média do país.
Enquanto isso, a venda de pacotes turísticos do Paraná para João Pessoa cresce 43%. É o que indica o número de comercialização de pacotes turísticos da Operadora CVC no mercado do Paraná. Em comparação com o acumulado do ano até julho/23, houve um crescimento de 43% nas vendas para a capital paraibana em 2024. Desse percentual, 32% foram de turistas do Paraná, que escolheram a cidade para curtir as belezas naturais, o clima, a segurança e a gastronomia.
Conforme Épido Martins, especialista de Produtos de CVC, na Paraíba, os dados são resultado de algumas ações que a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo, vem realizando em parceria com a operadora. Duas dessas ações ocorreram em junho deste ano, quando a Setur-JP promoveu uma capacitação para agentes de viagens em Curitiba (PR) e outra durante o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).
O secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, comemorou os dados e reforçou a importância da parceria que vem sendo mantida com a operadora ao longo dos últimos quatro anos. “Esses números do Paraná, em especial, reforçam que estamos no caminho certo, também, com o apoio do trade turístico e do Governo do Estado, que tem possibilitado ampliar as informações sobre o Destino João Pessoa para mais agentes de viagens”, pontuou.
Daniel Rodrigues destacou ainda, que os dados apurados pela CVC são apontados também por outras operadoras de turismo, a exemplo da Azul Viagens, que tem colocado a capital paraibana como um dos destinos nacionais em alta nas prateleiras das agências de viagens multimarcas nos últimos anos. “Esse crescimento reflete na cadeia produtiva do turismo, com o aumento da média de ocupação dos nossos hotéis, no crescimento do movimento de bares e restaurantes, e no comércio em geral”, destacou o secretário.
Fonte: NE 9