A PBTUR – Empresa Paraibana de Turismo e também as secretarias de Turismo do Estado e da Prefeitura de João Pessoa colhem os frutos da cidade lotada de turistas e apontada como uma das mais procuradas do país, pelas plataformas de viagens. Fruto de um trabalho de décadas com a promoção do destino em feiras nacionais e internacionais e capacitação de agentes de viagens e operadoras do país. Depois de tantos anos vendo as vizinhas Recife e Natal se encherem de recursos do turismo, a vez da Paraíba parece que chegou.
É claro que isso é muito bom: especialistas afirmavam que a cadeia do turismo impactava 53 setores, mas, atualmente, sabe-se que isso é infinito. Além dos hotéis, pousadas, casas de aluguel, restaurantes, quiosques, ambulantes, bugueiros, taxistas, carros de aluguel e aplicativos, restaurantes, lanchonetes, supermercados, artesanato, moda, cultura, lazer, farmácia, salão de beleza, construção civil, entre tantos outros.
O turismo é uma das indústrias que mais cresce no mundo. Segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o ano de 2024 fecha com uma contribuição, no Brasil, de 881 bilhões de reais ao PIB. E prevê que, em dez anos, em 2034, o setor vai representar 7,4 % do Produto Interno Bruto e gerar cerca de dez milhões de empregos.
O turismo no planeta cresce cada vez mais e, crio que pela primeira vez, estamos vendo movimentos anti-turismo e contra o overtourism em países lotados o tempo todo, na Europa. Moradores de cidades na França, Holanda, Espanha e Itália chamam atenção da mídia fazendo protestos contra o excesso de turistas. Eles alegam que o overtourism está acabando com a tranquilidade do lugar, provocando lotação com filas em diversos ambientes, dificuldade na mobilidade, aumento do custo de vida e monetização dos espaços antes gratuitos. Várias cidades já estão criando taxas e outras alternativas para tentar barrar o excesso de turistas.
Talvez estejamos longe disso, mas a Paraíba, que dá seus passos para o turismo profissional, precisa aprender com a experiência dos outros. Uma cidade que quer ser turística não pode, apenas, atuar na divulgação. Além da rede hoteleira, restaurantes e bares, entretenimento, é preciso investir em capacitação contínua dos profissionais da área. Grandes hotéis já estão em fase de construção em João Pessoa e será necessário trabalhadores bilíngues, guias e receptivos de qualidade que saibam da nossa história, prestadores que entendam e valorizem a cultura regional. Isso dá alma e excelência a um destino. Levantar a estima do paraibano que trabalha com os turistas é fundamental, e isso se faz com conhecimento. Além, claro, do básico imprescindível que é a infraestrutura de mobilidade, para os turistas e moradores. Sem esse conjunto acompanhar o desenvolvimento do turismo, pode complicar.