Jornalistas criam expedição para divulgar potencial turístico da Paraíba

53
Foto: Roberto Guedes

As jornalistas especializadas em Turismo Alessandra Lontra, Ana Célia Macêdo, Rosa Aguiar, Ruth Avelino e Teresa Duarte se uniram e criaram o projeto “Expedição: Jornalistas na Estrada”. O principal objetivo é a produção de conteúdo destacando e promovendo o turismo, divulgando lugares, equipamentos e a cultura em todas as regiões da Paraíba captando os aspectos mais genuínos do Estado. O projeto visa a produção de textos para os meios impresso e digital, de vídeos para redes sociais e um podcast (Bora com a gente) sobre cada destino visitado.

As cinco jornalistas atuam nos veículos Paraíba Total, Mais Turismo e Cultura, Minuto Turismo, site Alê Lontra, Jornal A União e Rádio Tabajara. Todas elas têm vasta experiência e já atuaram em diversos veículos de comunicação, possuem seus canais de jornalismo e já divulgam a Paraíba de forma individual. Unidas, somam forças para um trabalho de divulgação agregando conteúdo de valor e credibilidade.

Ana Célia Macêdo é jornalista e guia de turismo, tem experiência em sites de turismo, atualmente editando o Minuto Turismo, onde escreve sobre sustentabilidade, economia criativa e produção associada ao turismo. Idealizou o Fórum E.I.T.A., voltado para estratégias inteligentes no turismo, é também é CEO da startup We Guide.

Alessandra Lontra tem 43 anos de experiência em Turismo, atuando como jornalista especializada, turismóloga e, atualmente como editora do site alelontra.com.br. É consultora de Turismo do Sebrae e sua trajetória inclui ainda a criação de produtos turísticos na Paraíba, foi gerente executiva do Turismo do Estado e colunista na Rádio CBN João Pessoa. Idealizadora do Fórum E.I.T.A, Alessandra também exerceu liderança como diretora de Marketing do “O Concierge”, diretora Comercial na Bora Ali Produções e Diretora Cultural no Ibrafec em Brasília (DF).

Rosa Aguiar é formada em Comunicação Social, tem Especialização em Redação Jornalística pela Universidade Potiguar e Mestrado em Jornalismo Profissional pela UFPB. Foi repórter, produtora e apresentadora nas principais emissoras de TV da Paraíba. Atuou como assessora de imprensa em projetos como Caminhos do Frio, Folia de Rua e Prefeitura de Bananeiras. Edita o site Mais Turismo e Cultura e é vice-presidente da Abrajet PB.

Ruth Avelino é jornalista com vasta experiência. Fez parte do primeiro time de repórteres da TV Cabo Branco, criou a Central de Rádio-Jornalismo do Sistema Correio de Comunicação e foi editora geral da TV Correio. Foi assessora de imprensa da PBTUR e também presidiu por 12 anos a estatal, que promove o Destino Paraíba. A frente a PBTUR, imprimiu um novo modelo gestão, reconhecido em todo Brasil.

Teresa Duarte é bacharela em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFPB é Pós-Graduada em Redação Jornalística pela Universidade Potiguar/João Pessoa. Foi repórter da Rádio Universitária da Paraíba, Jornal Correio da Paraíba e assessora de comunicação social da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep). Trabalha na EPC – Empresa Paraibana de Comunicação, atuando como Chefe de Reportagem e colunista de turismo no jornal A União e colunista de turismo na Rádio Tabajara, onde publica diversas entrevistas especiais sobre essa atividade econômica.

“Estamos entusiasmadas com esse projeto. Queremos mostrar, para nossos leitores e seguidores, todas as novidades que a Paraíba tem em cada região, mostrando as características que deixam tudo muito genuíno e valoroso”, afirma Ruth Avelino.

Rosa Aguiar completa: “Queremos divulgar todos os lugares da Paraíba, as cidades, as praias, os lajedos, as cooperativas, os restaurantes e os hotéis e pousadas. Nosso foco é o turista, mas também o paraibano que precisa se animar para conhecer a nossa terra.”

O grupo faz a primeira expedição no próximo final de semana, de 24 a 27 de maio, no município de Araruna, conhecida como a capital da aventura na Paraíba. As jornalistas foram convidadas por Ricardo Câmara, presidente do Fórum de Turismo do Curimataú, que viu na expedição a possibilidade de dar ainda mais visibilidade para o destino e os equipamentos da cidade. “Já fomos várias vezes à região, mas agora será diferente, pois teremos a união de vários veículos publicando de forma programada o conteúdo de tudo que vamos conhecer nesses dias.” garante Teresa Duarte.

Ana, Alessandra, Ruth, Rosa e Teresa irão divulgar o Hotel Fazenda Nêga Joana, o Lajedo do Vento – Vale do Calabouço, Grupo de Projeções Folclóricas Araraúnas, Centro Histórico, Bistrô Empório Prime, Museu Rural da Fazenda Querido, Pedra do Letreiro, Parque Estadual da Pedra da Boca, Pousada Refúgio da Serra, Área de Camping Recanto Dos Coqueiros, Mirante do Hotel Alto da Serra, Casa da Serra e muito mais. “Serão três dias de intenso trabalho nessa cidade incrível que é Araruna”, afirma Ana Célia Macedo.

O Instagram do projeto “Expedição: Jornalistas na Estrada” é @expedicaojornalistas e quem seguir poderá acompanhar essa jornada que começa agora e deverá se prolongar, à princípio, até meados de 2025. As jornalistas já estão com convites para desbravar outros destinos e as viagens serão realizadas a cada dois meses. “Todas nós temos diversas atividades e compromissos profissionais e por isso é essencial organizarmos nossa agenda de viagens. ” conclui Alessandra Lontra.

Fonte: F5 online

Artigo anteriorBarbie cria boneca da ginasta olímpica Rebeca Andrade em projeto global ‘Mulheres Inspiradoras’
Próximo artigoEmpresa da Bélgica vai instalar centro de distribuição e fábrica de esquadrias de PVC na Paraíba