Três em cada dez operações com cartão de crédito já são feitas por aproximação

Levantamento do BC aponta também que celulares são o principal canal de pagamento no Brasil

11

Uma nova forma de pagamento tem sido cada vez mais utilizada pela população: as transações por aproximação. De acordo com um levantamento do Banco Central (BC), as operações com cartões de crédito e débito por aproximação tiveram saltos significativos no ano passado.

O levantamento mostra que o percentual de operações com cartões de crédito por aproximação na comparação com outras formas de captura — tarja, chip e não presencial — cresceu de 23% para 31,1%, nas quantidades transacionadas nos últimos trimestres de 2022 e 2023.

Os pagamentos por aproximação nas operações com débito também cresceram, indo de 24,4% para 35,2%, no mesmo período.

Celular como principal canal de pagamento

De acordo com o Banco Central, os celulares foram o principal canal de pagamento no Brasil no ano passado, quando o dispositivo respondeu por 82% da quantidade total transacionada no ano.

Já o Pix, destaca o levantamento, foi o segundo meio de pagamento mais utilizado em 2023, com 39% do total, atrás apenas das transações com cartões (crédito, débito e pré-pago), cuja participação foi de 41%.

Atendimento presencial

Mesmo com a crescente digitalização dos pagamentos, os dados revelam que, em termos de volume total transacionado, os canais presenciais — como caixas eletrônicos e agências bancárias — ainda se mantêm relevantes: cerca de 42% dos recursos movimentados no ano passado foram por meio deles.

Artigo anteriorConsulta PIS/Pasep 2024: saiba como fazer e quem tem direito
Próximo artigo5G no campo: governo prevê 75% das localidades rurais até 2030