Tokenização de imóveis pode movimentar US$ 4 trilhões até 2035, aponta Deloitte

Consultoria aponta que mercado imobiliário pode ser "remodelado" pela incorporação da tecnologia blockchain

167
banner de publicidade
banner de publicidade

A tokenização de ativos imobiliários tem potencial para transformar profundamente o setor e movimentar um mercado de até US$ 4 trilhões até 2035, segundo relatório divulgado pela Deloitte na última quinta-feira (25). A consultoria prevê que a tecnologia blockchain ocupará um papel central no futuro do mercado imobiliário, tornando-se um pilar dos processos de financiamento, compra e venda de imóveis.

Hoje, os ativos imobiliários tokenizados somam menos de US$ 300 bilhões. Para atingir a projeção de US$ 4 trilhões, o setor precisaria manter uma taxa média de crescimento anual de 27% ao longo da próxima década. A estimativa é que o primeiro trilhão seja alcançado já em 2032.

A tokenização permite que ativos do mundo real sejam representados em redes blockchain, criando versões digitais desses bens e promovendo maior eficiência, agilidade e redução de custos em negociações. Isso pode facilitar o acesso de investidores e compradores ao mercado, inclusive em operações complexas, como fundos imobiliários e financiamentos.

Segundo o relatório, a adoção da tecnologia ocorrerá em três etapas: primeiro com a tokenização de fundos imobiliários, depois de empréstimos, e por fim de projetos em construção ou desenvolvimento. A consultoria estima que apenas a tokenização de crédito pode atingir US$ 2,9 trilhões até 2025. Fundos imobiliários privados tokenizados devem alcançar US$ 1 trilhão em dez anos, e ativos imobiliários tokenizados, US$ 500 bilhões.

Apesar das projeções otimistas, a Deloitte ressalta que desafios regulatórios, de segurança e de custódia ainda precisam ser superados para garantir a expansão sustentável desse novo mercado.

banner de publicidade

Fonte: Exame

Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp

banner de publicidade
Artigo anteriorBombando: Parahyba Mall celebra o Dia das Mães com campanha estrelada por influenciadora nacional
Próximo artigoStartup apoiada por Jeff Bezos lança picape elétrica de US$ 20 mil e desafia Tesla
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.