O TikTok não é apenas uma plataforma para vídeos curtos e entretenimento, mas também tem promovido grandes mudanças, como incentivar a leitura entre os jovens. Esse exemplo mostra o poder do fenômeno #BookTok, a “comunidade” do TikTok focada em livros que já acumula mais de 230 bilhões de views.
Neste final de semana, o filme “É Assim Que Acaba”, inspirado no best-seller da autora Colleen Hoover, arrecadou US$ 80 milhões na bilheteria mundial.
Acontece que, quando o diretor Justin Baldoni anunciou em 2019 que a obra iria para as telonas, o livro “É Assim Que Acaba”, havia vendido pouco mais de 1 milhão de cópias no mundo. Seria um filme “comum”.
Mas então veio a pandemia. As histórias escritas por Hoover viralizaram no aplicativo, levando a autora à megafama e vendendo mais de 50 milhões de cópias desde então.
Em 2022, seis de seus livros estavam no top dez da lista dos livros mais vendidos de ficção do The New York Times;
“É Assim Que Acaba” foi o mais vendido da Publishers Weekly em 2022 e 2023, somando mais de 2,2 milhões de cópias;
Em 2023, a revista TIME a nomeou para o TIME100 2023, sua lista anual das 100 pessoas mais influentes do mundo.
Fast-foward para 2024, a Sony, que co-financiou o filme, aproveitou essa onda para lançar o primeiro trailer em collab com o #BookTok, acumulando 128M de views nas primeiras 24 horas.
Com um custo de produção estimado em US$ 25 milhões, o longa já é um sucesso comercial. No fim do dia, assim como fez no mercado de música, o TikTok está mexendo diretamente com o mercado de Hollywood.
Fonte: The News