Grandes eventos esportivos e televisivos têm impulsionado o avanço das tecnologias que conhecemos hoje, não apenas pela oportunidade de testá-las em condições extremas, mas também por fornecer a visibilidade necessária para que cheguem às lojas.
Nos Jogos Olímpicos de Paris, essa tendência continuou. Muitas marcas usaram o clima de desempenho e competição para testar e apresentar novas tecnologias, com destaque para o colete futurista da skatista brasileira Rayssa Leal.
No dia em que conquistou sua segunda medalha olímpica, Rayssa mostrou um vídeo com um colete da Nike projetado para ajudar os atletas a enfrentar as altas temperaturas de Paris. Essa tecnologia, que proporciona um resfriamento eficaz, visa manter a temperatura corporal dos atletas confortável.
A Nike também lançou outra inovação em colaboração com a empresa Hyperice: uma bota projetada para aquecer os músculos antes de exercícios intensos. LeBron James, astro do basquete americano, foi um dos atletas que testou tanto o colete quanto a bota durante seu desenvolvimento.
Além disso, a Nike fez questão de destacar suas tecnologias em Paris, incluindo uma chuteira desenvolvida com inteligência artificial em parceria com o jogador francês Kylian Mbappé. A marca suíça On apresentou um modelo de tênis fabricado inteiramente por robôs, e a Nike aproveitou a oportunidade para promover seu conceito de “super tênis”, com alguns modelos alcançando preços acima de R$ 4 mil.
Fonte: Forbes Brasil