Tebet diz que apresentará medidas ‘estruturantes’ de corte de gastos para Orçamento de 2026

55
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, em audiência no Congresso — Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo
Publicidade

A ministra do Planejamento e Orçamento (MPO), Simone Tebet, revelou nesta sexta-feira, 16, em entrevista em São Paulo, que sua pasta está desenvolvendo medidas “estruturantes” para reduzir gastos no Orçamento de 2026. Embora Tebet não tenha detalhado as medidas, indicou que elas devem ser apresentadas entre este ano e o início de 2025. A divulgação antecipada está sendo evitada porque o pacote ainda não foi aprovado pelo presidente Lula.

Tebet afirmou que as medidas já anunciadas, focadas na revisão de benefícios irregulares e fraudulentos, serão suficientes para fechar o Orçamento de 2025, que requer um corte de R$ 25 bilhões a R$ 26 bilhões para atingir a meta de déficit zero para o próximo ano.

“Não levamos mais [medidas ao presidente] porque 2026 representa uma nova realidade. Estamos elaborando o Orçamento de 2025, mas já temos equipes trabalhando em soluções estruturantes para o futuro do Brasil”, explicou.

A ministra destacou que a meta fiscal para 2026 é um superávit primário de 0,25%, o que exige a criação de mais espaço fiscal. Após finalizar o pacote, Tebet e sua equipe buscarão a aprovação do presidente Lula e do Congresso.

Sobre possíveis medidas como a desindexação de benefícios do salário mínimo ou a revisão dos pisos de saúde e educação, Tebet afirmou que “nada está fora da mesa, exceto o que sabemos que enfrentaria resistência política no Congresso, não é desejo do presidente ou não é consenso”.

Fonte: CNN Brasil

Publicidade
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.