A decisão de reduzir 10,75% para 10,50% ao ano foi tomada no início de maio.
![](https://paraibabusiness.com.br/wp-content/uploads/2024/05/pexels-anna-nekrashevich-6801647-1-1024x735.jpg)
Após reunião realizada na quarta-feira (08/05), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou redução da Taxa Selic em 0,25 ponto percentual, de 10,75% para 10,50% ao ano, após seis quedas consecutivas de 0,50 ponto.
Para a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) a medida é importante para o Brasil pois evidencia uma política contínua de redução das taxas de juros e incentivam o desenvolvimento econômico do país. Confira a nota divulgada pela instituição:
“A decisão desta quarta-feira do Copom do Banco Central é importante para o Brasil, uma vez que a continuidade da trajetória de queda na Selic é fundamental para a geração de emprego e renda da população, além de estimular a atividade industrial, incluindo o mercado imobiliário, em que taxas de juros elevadas impactam negativamente o custo dos financiamentos habitacionais.
A redução na intensidade da queda de 0,5% para 0,25% mostra a preocupação do Banco Central em controlar a inflação e também é reflexo de um momento mais adverso da economia mundial, onde os EUA estão tendo que retardar o processo de queda nos juros.
De qualquer forma, é necessário que o Banco Central siga comprometido com a redução da Selic no longo prazo de forma sustentável. O Brasil ainda tem a segunda maior taxa de juros real do mundo, o que é um grande entrave para o crescimento econômico do país.”
A próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) está marcada para os dias 18 e 19 de junho de 2024.
Fonte: ABRAINC