Negócio vai ampliar a presença da empresa no mercado americano, além de marcar sua entrada no mercado de embalagens para consumo na região
A anunciou hoje a aquisição de duas fábricas da Pactiv Evergreen nos EUA, por US$ 110 milhões. A transação vai ampliar a presença da empresa na América do Norte e marcará a entrada da companhia no mercado de embalagens para consumo e food service na região.
O acordo inclui as fábricas de Pine Bluff, no estado do Arkansas, e Waynesville, na Carolina do Norte, onde são produzidos papel -cartão para embalagens de líquidos e copos de papel.
A compra das fábricas de Pine Bluff ocorre semanas depois que a Suzano abandonou sua busca pela gigante de papel americana International Paper. Essa transação teria permitido que a Suzano, a maior produtora de celulose do mundo, se expandisse internacionalmente e diversificasse suas operações no setor de embalagens, que é mais estável.
O acordo com a Pactiv, que é muito menor em tamanho, ainda pode criar uma base a partir da qual a Suzano pode se expandir “tanto organicamente quanto inorganicamente” nos EUA, disse o diretor financeiro da Suzano, Marcelo Feriozzi Bacci.
“A Suzano tem a intenção de ser relevante no mercado americano, e essa pode ser uma plataforma de crescimento”, disse Bacci em uma entrevista.
Os ativos que estão sendo adquiridos têm a capacidade de produzir um total de 420.000 toneladas métricas de papel-cartão por ano, disse a Suzano em um documento.
A Pactiv Evergreen, sediada em Lake Forest, Illinois, vem explorando alternativas estratégicas para a fábrica de Pine Bluff e disse em seu último relatório que não havia definido um cronograma para esse processo.
A conclusão da transação está sujeita à aprovação por órgão reguladores da concorrência. Uma vez aprovada, a aquisição dos ativos ocorrerá na conclusão do acordo, estando o preço sujeito a ajustes econômicos e operacionais usuais para esse tipo de transação.