Stratus Aeronaves: o sucesso da empresa paraibana referência em tecnologia para sinalização aeroportuária, iluminação e balizamento de aeroportos

329
Foto: Divulgação/Secom-PB

Uma empresa paraibana está se destacando como uma das grandes novidades no setor aeronáutico brasileiro. A Stratus Aeronaves, localizada em Campina Grande, é especializada em balizamentos de aeroportos e planeja lançar sua própria aeronave no futuro.

“Comecei a pilotar aviões como hobby. Sou piloto de aviões e helicópteros, e essa paixão me levou a investir na indústria aeronáutica, com a criação da primeira fábrica de aviões em Campina Grande. A fábrica foi inaugurada há nove anos e, logo após a montagem de nossa primeira aeronave em 2017, decidimos projetar e fabricar nossa própria aeronave. Queríamos ser independentes de peças importadas e, assim, desenvolver um produto 100% paraibano. É um projeto audacioso, desenvolvido em parceria com importantes centros de pesquisa aeronáutica no Brasil. Atualmente, estamos finalizando o protótipo real dessa aeronave. Enquanto isso, para garantir o financiamento desse investimento significativo, a Stratus Aeronaves diversificou suas atividades e agora atua na sinalização de aeroportos, focando na instalação de sistemas de balizamentos, essenciais para a operação noturna dos aeroportos.” comenta o diretor da Stratus, Juan Pinheiro.

A empresa paraibana recentemente completou o balizamento do aeroporto particular do cantor e empresário Gusttavo Lima

Além de ter executado o balizamento de grandes projetos, como o primeiro condomínio aeronáutico do Brasil, o Condomínio Costa Esmeralda em Porto Belo, Santa Catarina, e diversos aeródromos e aeroportos em todo o país, a stratus concluiu recentemente dois importantes projetos de balizamento.

O primeiro foi o aeroporto privado do cantor Gusttavo Lima, localizado em sua fazenda no Goiás. O segundo foi o Aeroporto Municipal de Alegrete, no Rio Grande do Sul, que foi inaugurado nesta semana com a presença do Governador Eduardo Leite.

Na última semana, o governador do RS entregou a reforma do aeroporto de Alegrete, com a tecnologia e balizamento da empresa paraibana.

O empresário Juan Pinheiro afirma que entrar no mercado nacional não foi tarefa fácil. Ele precisou de muito esforço para superar o preconceito por ser paraibano e nordestino, uma vez que a região não possui tradição nesses segmentos.

A Stratus também fez o balizamento do primeiro condomínio aeronáutico do Brasil, em Santa Catarina

“O balizamento do Aeroporto Municipal de Alegrete foi conquistado após uma intensa competição com grandes empresas de todo o Brasil. Atualmente, estamos envolvidos em mais de 50 projetos de aeroportos em todo o país, incluindo o aeroporto da Fazenda Balada do cantor Gusttavo Lima, um projeto renomado no setor aeronáutico. Vencer essa disputa é motivo de grande orgulho para todos nós paraibanos. Apesar de não termos uma tradição regional na aviação, comecei minha jornada no setor como um hobby e, a partir disso, evoluí para o empreendedorismo, participando de eventos internacionais na Europa e nos Estados Unidos para buscar tecnologias avançadas. Graças ao sucesso de nossos projetos e ao trabalho da equipe da Stratus Aeronaves, hoje nosso trabalho é amplamente reconhecido e recomendado por vários clientes, consolidando nossa reputação na área de balizamento.” completa Juan Pinheiro.

A Stratus Aeronaves também está desenvolvendo uma aeronave esportiva 100% paraibana

Sobre o desenvolvimento de uma aeronave do zero, Juan Pinheiro descreve a missão como ousada, envolvendo extensa pesquisa, ensaios e engenharia especializada. “Agora, com a concretização do protótipo, vivenciamos mais de perto essa grande realização”, afirma.

Atualmente, estamos colaborando com parceiros internacionais para lançar comercialmente a aeronave não apenas no Brasil, mas também na Europa, Estados Unidos e América Latina. É um projeto de longo prazo que está se tornando realidade, destaca Juan Pinheiro.

“Fabricar uma aeronave é extremamente complexo e demorado; nem as grandes empresas conseguem fazer isso de um dia para o outro. Por exemplo, a Embraer leva de 6 a 8 anos para lançar um novo projeto no mercado. Estamos há mais de 6 anos nesse projeto, com uma equipe de engenharia dedicada e parcerias com universidades em todo o país. Agora estamos na fase final de montagem do protótipo e buscando a homologação legal junto à ANAC. Esperamos em breve poder convidar todos para o voo inaugural”, conclui Pinheiro.

Fonte: Blog do Milton Figueirêdo

Artigo anteriorConcurso do BNDES recebe 93,4 mil pedidos de inscrição
Próximo artigoBancos e empresas farão mutirão de renegociação de dívidas em atraso; saiba como participar
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.