STF e representantes de companhias aéreas se reúnem para tratar sobre litigância no setor

Audiência contou com dirigentes de Azul, Gol, LATAM, SEST/SENAT, CNT e Anac

254
Fachada do Palácio do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

O Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, recebeu nessa segunda-feira os dirigentes das principais companhias aéreas do país para tratar sobre a alta litigância no setor. O acidente aéreo envolvendo um avião da Voepass – e que deixou 62 pessoas mortas na última sexta-feira – não foi objeto das conversas.

A reunião com os representantes do setor aéreo foi realizada por Barroso ao lado dos ministros Edson Fachin, vice-presidente do STF, Cristiano Zanin e André Mendonça.

A audiência reuniu representantes das empresas Azul, Gol e LATAM, do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), da Confederação Nacional do Transporte (CNT), além do presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Sousa Pereira, e da conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Daniela Madeira, que atua no tema.

De acordo com a assessoria de imprensa do STF, os dirigentes apresentaram aos ministros que a alta litigância no setor impacta o custo das passagens, os investimentos do setor e a oferta de voos em todo o país.

A questão do setor aéreo está no radar do Supremo nos próximos dias. Na quarta-feira, a Corte vai analisar uma ação que discute o sigilo de informações de acidentes aéreos.

A ação de inconstitucionalidade foi apresentada em 2017 pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O processo já havia entrado na pauta outras vezes, sem ser analisado, e foi incluído agora na sexta-feira, mesmo dia do acidente, dessa vez como primeiro item.

Artigo anterior‘Alta de juros está na mesa do BC’, diz Galípolo
Próximo artigoCâmara aprova lei que cria incentivos fiscais para transição energética com hidrogênio verde