Uma startup lançou um assistente virtual de IA integrado a um colar, que acompanha o usuário 24 horas por dia. A proposta não é aumentar a produtividade, mas oferecer um “amigo presente para todas as horas”, como sugere o nome do produto, Amigo.
O amuleto possui um microfone que está sempre ligado, embora os criadores assegurem que ele não armazena gravações. Ele fornece insights, envia mensagens encorajadoras ou provocativas e pode até interagir com o usuário com base no que acontece no dia a dia. Por exemplo, pode enviar uma mensagem de “boa sorte” antes de uma entrevista de emprego. Note que o dispositivo não emite som; todas as respostas são enviadas por meio do aplicativo associado ao gadget.
Essa inovação reflete uma preocupação crescente com a “epidemia de solidão” que afeta o mundo. Dados mostram que cerca de 25% da população global se sente muito solitária, e quase metade das pessoas relatam não ter um “amigo verdadeiro” com quem contar.
Inspirados por esses números, os fundadores criaram o Amigo. No entanto, acessórios de IA em formatos semelhantes, como pinos, já tiveram um desempenho comercial insatisfatório.
Uma característica intrigante do produto é que ele pode “morrer”, pois não salva dados além da janela de contexto no dispositivo. Se o seu Friend quebrar, será necessário comprar um novo e começar a amizade do zero. Essa característica é a parte mais “realista” da proposta do gadget, lembrando até um Tamagotchi. Apesar disso, o conceito ainda poderia ser um aplicativo.
O Amigo estará disponível nas lojas a partir de janeiro de 2025, com um preço de US$ 99. A empresa responsável pelo colar conseguiu levantar US$ 2,5 milhões com investidores para financiar o projeto.
Fonte: The News