A startup canandense Waabi captou recursos de gigantes como Uber, Khosla Ventures, Nvidia, Volvo e Porsche.
Em 2025, caminhões sem motorista e movidos por IA poderão transportar carga comercial no Texas. Esse é o cronograma que a Waabi, startup de direção autônoma liderada pela cientista Raquel Urtasun, estabeleceu após receber US$ 200 milhões em capital. Entre os apoiadores estão gigantes como Uber, Khosla Ventures e Nvidia, Volvo e Porsche.

Raquel Urtasun, cientista de IA e fundadora da Waabi. Foto: Divulgação
A empresa, fundada há três anos em Toronto, no Canadá, acredita que pode ter sucesso no transporte autônomo de caminhões, onde vários concorrentes já falharam, graças a uma plataforma de inteligência artificial generativa. Raquel garante que seu software pode avaliar e responder às condições da estrada de maneira semelhante ao raciocínio humano, com um sistema de direção refinado por meio de treinamentos em simulações de computador e testes práticos.
“As empresas que falharam tinham uma tecnologia excessivamente complexa e frágil, onde você precisa incorporar explicitamente o conhecimento que o sistema requer”, ela explicou à Forbes. “Eu construí a Waabi com uma tecnologia muito diferente, que nos permitirá lançar um serviço sem motorista de forma rápida, segura e eficiente.”
O ritmo de desenvolvimento de veículos autônomos tem sido mais lento do que muitos defensores previram há uma década. Além das startups de caminhões robóticos que falharam, bilhões de dólares foram investidos em outras empresas que fecharam, como a joint-venture Ford-Volkswagen Argo AI; ou que foram vendidas, como a unidade ATG da Uber, onde Urtasun foi cientista-chefe.
Fonte: Forbes