Setor imobiliário atrai capital; segmento de shoppings segue com baixa adesão

Investidores mantêm preferência por construtoras de baixa renda, aponta pesquisa do BTG Pactual

84
Alta exposição ao setor imobiliário contrasta com desinteresse por shoppings (Imagem: Getty Images/ Canva Pro)
Publicidade

Uma pesquisa realizada pelo BTG Pactual revelou que 50% dos investidores entrevistados possuem mais de 6% do capital alocado no setor imobiliário, enquanto apenas 10% afirmaram não ter nenhuma exposição. O segmento de construtoras voltadas à baixa renda é o preferido, concentrando 78% das indicações.

Segundo os analistas do BTG Pactual, Gustavo Cambauva, Elvis Credendio e Luis Mollo, a preferência é explicada pelo desempenho positivo das operações e pelas perspectivas favoráveis do programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV).

Por outro lado, 49% dos investidores apontaram as altas taxas de juros como o principal fator de resistência ao setor de habitação. Questões regulatórias relacionadas ao MCMV foram mencionadas por 18% dos participantes da pesquisa.

Entre as ações mais citadas com posição comprada estão os papéis da Cury (CURY3). Já na posição vendida, os destaques foram MRV (MRVE3) e Eztec (EZTC3).

Baixa exposição ao setor de shoppings

O levantamento também apontou baixa exposição ao segmento de shoppings centers. Apenas 16% dos investidores declararam preferência pelo setor, enquanto 52% não possuem investimentos na área.

Entre os principais obstáculos mencionados estão as fracas expectativas de crescimento (47%), as altas taxas de juros (32%) e os riscos de alocação de capital (17%).

A Multiplan (MULT3) foi a ação mais citada em posição comprada, com 41% das menções, seguida pela Allos (ALSO3), com 33%. No sentido oposto, Iguatemi (IGTI11) foi a posição vendida mais mencionada (37%), seguida por JHSF (JHSF3), com 27%.

Redação com informações do Money Times

Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp

Artigo anteriorJoão Pessoa participa da WTM Latin America e amplia presença entre principais destinos turísticos do Brasil
Próximo artigoBanco Central estuda alternativas para crédito imobiliário em 2025
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.