
O setor de turismo no Brasil está intensificando seus preparativos para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada em 2025, em Belém (PA).
Para receber o evento com estrutura adequada, hotéis, restaurantes e guias de turismo já estão avançando na regularização dos serviços, e o primeiro passo foi dado com o aumento de registros no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), que alcançou um novo recorde de 171.314 prestadores, representando um incremento de 14% em relação ao ano anterior.
Os segmentos com maior número de registros incluem Agências de Turismo (46.105), Guias de Turismo (35.633) e estabelecimentos de alimentação, como restaurantes e bares (27.472). Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, o crescimento reflete os esforços para potencializar o setor e preparar a região para receber o evento.
“Esse número recorde é um reflexo dos investimentos e das ações do Ministério do Turismo, especialmente na Região Norte, que será o palco da COP 30”, destacou o ministro.
A Região Norte, que abrigará o evento, apresentou o maior aumento percentual, de 44,85%, com 11.981 registros no Cadastur até o momento, frente aos 8.271 do ano passado. No Pará, o crescimento foi de 27%, com 793 novos empreendimentos registrados, superando os estados vizinhos, como Amazonas (307 novos cadastros) e Tocantins (233).
A Região Sul também teve aumento significativo de registros, com 17,16%, liderada pelo Paraná, que adicionou 2.335 prestadores ao Cadastur.
As Regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste mostraram crescimento mais moderado, com cerca de 8% cada. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais continuam liderando o país em números absolutos de cadastros.
O Ministério do Turismo tem incentivado o uso do Cadastur para assegurar benefícios aos prestadores de serviços formalizados, como acesso ao Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e às capacitações disponíveis na plataforma Qualifica Turismo, que oferece cursos em áreas como atendimento em inglês e formação para turismo náutico.
Além disso, a assinatura da Lei Geral do Turismo ampliou os direitos ao incluir associações turísticas entre os beneficiários do Cadastur.
Para a COP 30, a expectativa é que o crescimento do setor formalizado continue, garantindo melhor estrutura, segurança e qualidade para visitantes, enquanto impulsiona a economia local.
Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp