Senado já considera certa a indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central

Expectativa entre os petistas é que, uma vez na presidência do BC, Galípolo possa adotar um discurso e práticas diferentes das atuais

241
O economista Gabriel Galípolo é cotado para a presidência do BC (Foto: Pedro França/Agência Senado)

A indicação de Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária, para a presidência do Banco Central (BC) é vista como praticamente garantida no Senado. Segundo informações da Folha de S.Paulo, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Vanderlan Cardoso (PSD-GO), afirmou que não há expectativa de surpresas em relação ao nome de Galípolo.

Cardoso também mencionou que planeja acelerar o processo de sabatina e votação da indicação no Senado, caso o nome de Galípolo seja formalmente indicado. A CAE é responsável por realizar a sabatina e votar a indicação feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Após a aprovação na comissão, a indicação segue para o plenário do Senado, onde é submetida a uma nova votação.

Entre os senadores da CAE, existe uma preferência para que a indicação oficial ocorra em setembro, após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 17 e 18. Essa preferência contrasta com a expectativa de parte do mercado financeiro, que aguarda o anúncio ainda em agosto.

No âmbito do Partido dos Trabalhadores (PT), há confiança em relação à nomeação de Galípolo. A expectativa entre os petistas é que, uma vez na presidência do BC, Galípolo possa adotar um discurso e práticas diferentes das atuais.

Artigo anteriorApostas esportivas comprometem orçamento familiar das classes D e E
Próximo artigoFundos multimercados macro apresentam desempenho positivo com retornos superiores ao CDI
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.