O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu hoje que a harmonia entre os Três Poderes da República é essencial para que o país avance e consiga atrair investimentos. Segundo ele, a retomada da confiança no país passa não apenas por indicadores econômicos, mas também por estabilidade política e diálogo institucional.
— Posso dizer para vocês com certeza, a questão política de um país é muito mais importante do que as pessoas imaginam. Se os poderes da república não estão conversando entre si, o judiciário, legislativo e executivo, as coisas vão mal — disse Haddad, durante cerimônia de retomada das operações do Porto de Itajaí, em Santa Catarina.
- Paraíba leva festas juninas e roteiros culturais à BNT Mercosul, em Santa Catarina
- Tribunal de apelações dos EUA restabelece tarifas impostas por Trump no “Dia da Libertação”
- Em reunião na Casa Branca, Trump pressiona presidente do Fed a reduzir os juros e diz que ele está cometendo um erro
A fala foi feita em um momento de debate entre Congresso e governo sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Haddad ressaltou que o clima de cooperação entre os poderes é um dos principais fatores observados por investidores, especialmente aqueles que apostam em projetos de longo prazo. Ele ainda destacou que, mesmo com a taxa básica de juros ainda elevada (hoje em 14,75%), há uma retomada do apetite por investimentos devido à expectativa de retorno em projetos estruturantes.
— O que está acontecendo é que o juro pode estar alto, mas o empresário que pensa ao longo prazo não está olhando para o juro alto hoje, ele está olhando para a taxa de retorno do investimento dele ao longo do tempo — explicou.
Haddad citou os dados mais recentes do mercado de trabalho como evidência da retomada econômica. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Brasil abriu 257.528 vagas formais em abril, resultado acima do esperado por analistas.
— A inflação está caindo e o emprego está na máxima histórica porque as oportunidades de emprego estão aparecendo porque tem empresa investindo, tem comando presidencial, tem conversa com investidores e empresários para a gente gerar oportunidades nesse país — destacou.
Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp