Após mais uma rodada de negociações sem acordo, o Sindicato dos Bancários aprovou um indicativo de greve, e a categoria poderá paralisar suas atividades em todo o país a partir da próxima semana. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (28/08) pelo presidente do sindicato na Paraíba, Lindonjohnson Almeida.
Os bancários estão exigindo a reposição integral da inflação (INPC de 1º de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024), além de um aumento real para salários, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), Vale-Alimentação (VA) e Vale-Refeição (VR), entre outras verbas.
De acordo com os profissionais, o reajuste proposto na nona rodada de negociações resultaria em uma perda de 0,57% no salário dos bancários. Com uma projeção de inflação de 3,96% para a data-base da categoria, o percentual de 85% do INPC corresponderia a um aumento de apenas 3,37%.
“O que temos até agora é nenhuma conquista, nenhuma vitória. Se não fecharmos um acordo até sexta-feira, vamos paralisar as agências bancárias na próxima semana”, afirmou o presidente em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.
Fonte: Portal da Capital