
Na hora de alugar, comprar ou vender um imóvel, definir o preço da propriedade é um desafio. Isso porque proprietários, inquilinos e compradores costumam ter percepções distintas sobre o valor, o que pode resultar em negociações longas e, por vezes, frustradas.
Na hora de calcular o valor de um imóvel, dados como número de quartos, vagas de garagem, localização e até condição do imóvel podem impactar no preço da propriedade.
Confira:
Localização
De acordo com um estudo da proptech, em parceria com o Datafolha, 65% dos compradores e inquilinos e 62% dos vendedores e proprietários destacam a localização como um fator essencial para determinar o valor de um imóvel. Para Thiago Bernardes, head comercial do QuintoAndar, aspectos como acesso ao transporte público e projetos de infraestrutura podem valorizar uma propriedade.
— Regiões com fácil acesso ao transporte público, boa oferta de comércio, serviços essenciais e segurança tendem a se valorizar ao longo do tempo. Além disso, projetos de infraestrutura, como novas estações de metrô e investimentos públicos, podem impulsionar os preços de imóveis em áreas antes pouco valorizadas — explica Bernardes.
Tipo de imóvel
Além da localização, o tipo de imóvel também influencia na precificação. Imóveis com a mesma metragem podem ter preços distintos dependendo de fatores como a quantidade de quartos, a disposição dos ambientes e as funcionalidades dos espaços.
Dessa forma, um imóvel de 60 m² com um quarto pode valer menos que outro do mesmo tamanho com dois quartos, especialmente em bairros residenciais, onde a demanda por esse perfil é maior.
O head comercial do QuintoAndar destaca que, quanto mais versáteis forem os espaços, melhor.
— Um quarto menor pode se transformar em um escritório, por exemplo, cômodo que passou a ser extremamente valorizado após a pandemia. Dessa forma, mais de um perfil de cliente é contemplado — diz.
Reformas no imóvel
Outro fator determinante é a condição do imóvel. Enquanto reformas estruturais e funcionais geralmente agregam valor, personalizações muito específicas podem reduzir a base de interessados. O estudo do Datafolha revela que saber se o imóvel possui algum problema estrutural é a segunda maior dificuldade entre quem planeja alugar ou comprar uma propriedade.
Manutenção regular e acabamentos modernos são estratégias eficazes para valorizar um imóvel e acelerar sua venda ou locação.
Estrutura do condomínio
Facilidades também agregam valor à propriedade. Portaria 24 horas, academia, piscina e salão de festas são fatores que influenciam diretamente na precificação de um imóvel, assim como o valor do condomínio, que tende a ser mais alto devido aos custos de manutenção. Prédios com menos espaços extras costumam ser mais baratos em relação a outros.
Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp