Saiba os direitos do consumidor para remarcar voos afetados para o RS

Companhias oferecem também opção de reembolso, mas clientes das empresas relatam dificuldades no atendimento

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Aeroporto no Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução)
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Com as operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, suspensas desde 6 de maio, passageiros enfrentam dificuldades para remarcar voos, mais um dos vários problemas causados pelas enchentes que assolam todo o Rio Grande do Sul.

Richelieu Pereira, jornalista de 38 anos, tinha viagem marcada de Porto Alegre a Recife para 8 de maio, mas na semana anterior ao embarque recebeu a notícia de que o aeroporto havia sido inundado. Já preparado para a normalidade demorar a voltar, Pereira optou pelo reembolso, mas ainda não recebeu o dinheiro.

— O chato disso tudo é que eu moro no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Fiquei sem luz, água, e a inundação ficou a poucos metros do prédio onde moro. Como se isso não bastasse, a Azul decidiu adicionar uma dose extra desnecessária de estresse — afirmou Pereira.

A estudante Geovana Hoffmeister, de 16 anos, também moradora de Porto Alegre, estava com a passagem comprada para ir a Curitiba assistir ao show do cantor Louis Tomlinson. Sua ida seria em 10 de maio, com volta no dia 15 de maio, também pela Azul.

— A comunicação com eles é horrível. Só me colocavam para falar com robôs, até que apareceu (a opção) para ir até Florianópolis, bem no dia do show, mas era impossível chegar lá. Disseram que teria como mudar a data do voo sem pagar, mas a comunicação está terrível. Não consigo remarcar e nem pedir o reembolso — contou Geovana.

A Azul informou que os clientes afetados estão sendo avisados por SMS e WhatsApp, e os informativos ficam no site e no aplicativo. “A companhia atualmente oferece 150 voos extras para demais aeroportos da região, para atender demanda decorrente da interrupção da operação no aeroporto Salgado Filho.

Clientes que possuem reservas para o aeródromo podem alterar sua passagem para os destinos alternativos, de acordo com a disponibilidade. Ou, ainda, solicitar o cancelamento da passagem, deixando o valor em crédito na companhia”, informou a Azul, em nota, sem citar os problemas de reembolso.

Na rede social X, antigo Twitter, outros usuários relataram problemas ao remarcar voos da Gol, e criticaram a Latam por não disponibilizar transporte até algum aeroporto próximo de Porto Alegre.

A Gol informou que disponibiliza em seu site a possibilidade de mudança de origem ou destino dos clientes impactados com os cancelamentos de Porto Alegre até 14 de agosto, para nove aeroportos da região Sul.

“Havendo a necessidade de remarcação ou cancelamento, os clientes terão a possibilidade de deixar o valor da passagem em crédito com a companhia ou reembolso integral, além de isenção da taxa de remarcação para remarcações”, diz a nota da Gol.

A Latam também informou que dá aos clientes a opção de alterar a viagem para outro aeroporto ou pedir o reembolso. “Todos os passageiros com voos programados de/para Porto Alegre (POA) até 31 de julho podem alterar a sua viagem sem custos para uma nova viagem de/para Caxias do Sul (CXJ), Passo Fundo (PFB), Florianópolis (FLN), Jaguaruna (JJG) ou Navegantes (NVT). Se preferir, pode solicitar o reembolso integral do valor pago pelo bilhete”, informa a companhia, em nota.

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