Quando você entra no Coqodaq, o badalado restaurante de frango frito e champanhe de Nova York, a primeira coisa que você vê não é o seu reluzente teto arqueado, seu brilho dourado de boate, ou um anfitrião glamouroso.
É uma fileira de pias.
Mas essas não são pias comuns. Logo na entrada, elas estão integradas a uma estação de lavagem de mãos de pedra-sabão, equipada com torneiras italianas de bronze envelhecido e meia dúzia de sabonetes de alta qualidade, incluindo Le Labo e Loewe.
Espelhos ovais com tonalidade escura são rodeados por luzes suaves. Ao se mirar em um deles, você instantaneamente se torna a estrela da festa.
9 milhões de hashtags ‘selfie em banheiro’
O designer do Coqodaq, David Rockwell, colocou o lavatório em destaque para proporcionar uma transição suave das agitadas ruas de Manhattan para uma experiência de jantar em estilo clube. Ele alega que não necessariamente pretendia que fosse uma estação de selfies — mas hoje em dia, qual espelho bem iluminado não é?
— Em banheiros, nosso objetivo é criar uma tridimensionalidade lisonjeira para o rosto — diz Rockwell, designer cujo portfólio inclui a rede Nobu ao redor do mundo, o hotel Cosmopolitan, em Las Vegas, e o cassino Marina Bay Sands, em Cingapura.
Para o cliente se sentir ‘bonito, confiante e sexy’
Lisa Grape, cofundadora do Joyn Studio, que projetou o Chez Fifi, em Nova York, além do aclamado Frantzén, em Estocolmo, também foca na luminosidade em um banheiro.
— Uma das coisas mais importantes ao projetar banheiros é a iluminação. Você quer que o cliente se sinta bonito, confiante e sexy ao se olhar no espelho.
Ela acrescenta:
— A luz perfeita para uma selfie, mas ao mesmo tempo não tão brilhante a ponto de revelar demais, fazendo com que você queira ir para casa.
Banheiros extravagantes estão proliferando no mundo todo, enquanto restaurantes procuram maneiras de transformar qualquer pessoa com uma conta em rede social em um marqueteiro não remunerado: há mais de 9 milhões de hashtags #bathroomselfie no TikTok e quase o mesmo número de vídeos instrutivos sobre como tirar as melhores selfies.
Um lugar que captou essa tendência é a Giorgia Trattoria, em Munique, onde cada centímetro das paredes é coberto por pequenos azulejos reflexivos e dezenas de bolas de discoteca pendendo do teto.
A área mais fotografada de um restaurante
Em Londres, o Bacchanalia, inspirado no Mediterrâneo e criado pelo famoso restaurateur Richard Caring, tem dado aos clientes um bom motivo para usarem o banheiro desde sua abertura em dezembro de 2022.
O design, em parceria com o Martin Brudnizki Design Studios, apresenta pisos de mármore dispostos como pétalas de flores, enquanto vinhas pintadas caem do teto. Uma pia circular brilha no centro.
A mais recente colaboração da dupla é o Sexy Fish Manchester, o popular conceito de frutos do mar japonês, decorado com enormes esculturas de criaturas marinhas de Damien Hirst. O conceito se estende ao banheiro, que tem em destaque uma gigantesca sereia de mosaico e envolto em tons rosa e azul.
Não é surpreendente que Williamsburg, no Brooklyn, também tenha um banheiro de estilo: o elNico, inaugurado há um ano, chama seu banheiro com luzes de neon de “Estação de Selfie” no Instagram.
Um banheiro dramático pode ser uma maneira fácil de um restaurante causar uma impressão duradoura, diz a designer Megan Power, do Workind Studio, no sul da Califórnia. É por isso que ela revestiu os banheiros do Le Coq, em San Diego, com designs psicodélicos e enfeitou o corredor de azulejos brilhantes que leva até eles com dois galos empalhados extravagantes.
— Eles podem ser a área mais fotografada do restaurante e algo sobre o qual as pessoas adoram falar com seu grupo — diz ela.
Não está claro quem colocou a primeira selfie em banheiro de restaurante no mapa, mas uma inspiração precoce foi o opulento Sketch de Londres, de 20 anos, cujos doze banheiros individuais ainda são um dos interiores mais fotografados da cidade.
Moldados como ovos gigantes pintados, os vasos sanitários lembram cápsulas de viagem intergaláctica futuristas. A CEO do Sketch, Sinead Mallozzi, diz que o dono do restaurante, Mourad Mazouz, se inspirou no clube Paradise Garage, de Nova York, dos anos 1980, onde ele se lembra dos DJs tocando nos banheiros.
Banheiro com DJ e som personalizado
A atenção à experiência no banheiro também pode se mostrar de forma mais sutil. No elogiado novo balcão de frutos do mar, Penny, no East Village de Nova York, o cofundador Chase Sinzer diz que passou mais tempo pensando no sabonete e nas velas dos banheiros do que em quase qualquer outro recurso do restaurante.
— Se você tem orgulho em cuidar do seu restaurante, os banheiros são um bom lugar para mostrar isso — afirma.
Mas ousar pode ser irresistível. No novo Xanadu Roller Arts, uma pista de patinação e boate no Brooklyn, um dos destaques além dos cachorros-quentes gourmet será o Club Flush — um banheiro vermelho com seu próprio DJ, sistema de som personalizado e pista de dança.
— Tudo é melhor com um DJ — diz o fundador Varun Kataria.