Resolução que reduz juros do consignado do INSS é publicada no Diário Oficial da União

47
Publicidade

Teto do empréstimo com desconto em folha cai de 1,72% para 1,68% ao mês

A Resolução 1.363, que recomenda ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que fixe o teto de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas em 1,68% ao mês, foi publicada em edição do Diário Oficial da União desta terça-feira.

Imposto de Renda:

Dia do Trabalhador:

O texto também estabelece uma nova taxa para operações feitas por meio de cartão de crédito e cartão consignado de benefício. Antes, os percentuais eram de 1,72% e 2,55% ao mês, respectivamente, e agora passa a ser 2,49%.

As novas taxas passam a valer cinco dias após a publicação dessa decisão do CNPS no Diário Oficial da União.

Atualmente, o segurado do INSS pode comprometer até 45% do benefício com o empréstimo. Desse total, 35% são para empréstimo pessoal, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão de benefício. Hoje, há 63.746.598 contratos de consignado ativos, informou o INSS.

Como conhecer as taxas

Os segurados podem consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras por meio do portal do INSS ou no app Meu INSS e, assim, escolher a opção que é mais vantajosa. Veja o passo a passo:

Acesse o aplicativo ou o site Meu INSS

Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”

Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles

Para ver mais bancos, basta rolar a página e clicar em “Ver mais”

Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”

 

Artigo anteriorBrasil registra mais de 244 mil empregos formais em março
Próximo artigoPacheco cobra proposta do governo sobre desoneração, critica falta de diálogo e diz que acionar STF foi ‘erro primário’