Foi realizado na última segunda, 2 de setembro, no Recife, o 13º Fórum Nordeste, uma iniciativa do Grupo Eduardo Queiroz Monteiro, que vem se consolidando no setor de bionergia, como maior espaço para o debate sobre a descarbonização da economia no Brasil. Na ocasião, estiveram presentes autoridades nacionais, executivos e empresários, entre eles o vice-presidente da República, Geraldo Alckman, a governadora do estado de Pernambuco, Raquel Lyra e o prefeito do Recife, João Campos.
- LEIA MAIS: UFPB sedia 29º Encontro Regional de Economia do Nordeste com foco no desenvolvimento da região
O Movimento Acelera com Etanol esteve representado pelo presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, em nome de todas as indústrias de etanol do estado. Entre os assuntos debatidos no painel do Fórum: A reforma tributária e sua importância para o ambiente de negócios do Brasil; Estratégias de descarbonização e desenvolvimento local; O potencial do Brasil na transição energética; O gás natural como agente na transição energética e Os avanços no Brasil rumo a uma economia de baixo carbono. Todos com impactos significativos na região Nordeste, no Brasil e no mundo.
Renato Cunha aproveitou a oportunidade para propagar o Acelera com Etanol e comparou a discussões do Fórum com outro eventos grandiosos do setor: “Atualmente nós estamos num ritmo compatível com as questões da COP 30 – que vai acontecer em Belém em 2025, e também com o encontro do G20, no Rio de Janeiro, no final deste ano, ambos envolvendo a transição energética, mas sobretudo, discutindo sobre as condições sociais, econômicas e ambientais. Por outro lado, o Fórum trata outras iniciativas positivas do Congresso Nacional, que criaram marcos regulátorios para beneficiar a indústria da descarbonização. É com esse espírito de transformar a realidade de forma sustentável, que nós do Acelera com Etanol, juntamente aos produtores de etanol, biodiesel, e biometano, nos sentimos compromissados para enfrentar agendas que acarretem bônus ambiental e não ônus”, completou.
O movimento Acelera com Etanol é uma iniciativa para valorizar, informar, e estimular o consumo do etanol, como um combustível verde, descarbonizador, limpo e acessível. Dados da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia-SP), na comparação com a gasolina, o etanol hidratado, aquele vendido nas bombas dos postos, emite até 90% menos CO2, o que mostra a importância de escolher e abastecer com etanol.
Eduardo Queiroz Monteiro, presidente do Grupo EQM, organizador do evento, se mostrou mais uma vez um exímio anfitrião, líder e representante do setor não só na região, mas nacionalmente. “O Fórum é uma conquista que pretendo seguir fazendo, sempre com amigos e parceiros que sabem da importância e que a luta do setor é a mesma seja aqui em Pernambuco, no Centro-Oeste ou em São Paulo”, disse.
Ministros, senadores, deputados federais e estaduais, secretários, líderes empresarias de toda economia do Nordeste, também estiveram no Fórum Nordeste 2024, que reuniu cerca de 700 pessoas.
Para saber mais sobre o movimento Acelera com Etanol, basta acompanhar as atualizações no instagram @aceleracometanol