A nova reforma tributária, recentemente aprovada pela Câmara Federal, trará redução na carga tributária para diversas categorias de profissionais liberais e setores essenciais.
O projeto de regulamentação da reforma preservou a lista proposta pelo governo, que inclui profissionais como personal trainers, advogados, economistas e arquitetos, os quais terão um abatimento de 30% no recolhimento de impostos sobre a prestação de seus serviços. Esse benefício será aplicável tanto para aqueles que atuam como pessoa física quanto para pessoas jurídicas.
Além dos profissionais mencionados, outras categorias que também usufruirão do desconto de 30% incluem administradores, assistentes sociais, bibliotecários, biólogos, contabilistas, profissionais de educação física, engenheiros e agrônomos, estatísticos, médicos, veterinários, zootecnistas, museólogos, químicos, profissionais de relações públicas, técnicos industriais e técnicos agrícolas.
A reforma também prevê um desconto de 60% na tributação para áreas de saúde e educação. Profissionais que realizam serviços cirúrgicos, ginecológicos, obstétricos, psiquiátricos, assim como aqueles que atuam em unidades de terapia intensiva, atendimentos de urgência e outros serviços hospitalares, também serão beneficiados com essa redução significativa na carga tributária.
Essas mudanças são parte dos esforços do governo para tornar a tributação mais justa e incentivar setores fundamentais da economia, proporcionando alívio financeiro a milhares de profissionais em todo o país.