Um levantamento realizado pelo Mercado Ads, a unidade de negócios e publicidade do Mercado Livre, revelou que as preferências de compras online variam significativamente entre diferentes gerações. O estudo destaca que Millennials e a Geração X representam 79% da audiência do site, enquanto a Geração Z é o grupo que mais cresce em termos de consumo no e-commerce.
De acordo com o estudo, os Baby Boomers, nascidos entre 1946 e 1964, preferem adquirir eletrodomésticos, itens de casa, móveis e decoração. Além disso, esse grupo apresentou um aumento de 60% nos gastos com alimentos e bebidas.
A Geração X, composta por pessoas nascidas entre 1965 e 1980, se destaca por gastar 60% a mais em produtos relacionados a música, filmes e seriados, apresentando um ticket médio superior ao de outras gerações.
A Geração Z, que inclui os nascidos a partir de 1997, é o grupo de consumidores que mais cresce no e-commerce, com um aumento de 48% nos gastos, principalmente em celulares e itens tecnológicos.
O estudo também identificou diferenças de consumo baseadas no estilo de vida e no momento de vida dos consumidores. Aqueles focados na família são responsáveis por 24% do faturamento, com um crescimento de 75% na compra de itens para bebês e ferramentas.
Os decoradores de casa, que representam o terceiro maior grupo em termos de faturamento, registraram um aumento de 128% nas compras de eletrodomésticos portáteis e acessórios para cozinha e jardim.
Entre os esportistas, houve um crescimento de 217% na compra de itens relacionados ao futebol e 112% em celulares. Já os gamers, com um ticket médio 56% acima da média, tiveram um aumento de 84% nas compras de smartphones.