Segundo uma pesquisa recente da J.D. Power, empresa americana de análise de dados, cerca de 72% dos consumidores preferem deslizar, inserir ou encostar cartões de débito ao efetuarem pagamentos em pontos de venda. Esta preferência supera o uso de cartões de crédito, cheques e carteiras digitais. O estudo, conduzido entre setembro e novembro e envolvendo 7.756 consumidores, revelou que o uso de cartões de débito é especialmente popular entre os mais jovens, com 82% dos americanos com menos de 40 anos optando por essa forma de pagamento.
Apesar da predominância dos cartões de débito, as carteiras digitais mostram um crescimento significativo e têm potencial para superar os cartões de débito no futuro. Entre 2023 e 2024, o uso de carteiras digitais aumentou consideravelmente, passando de 36% para 48% dos consumidores que as utilizam no ponto de venda.
Ao mesmo tempo, houve uma queda de seis pontos percentuais na proporção de consumidores que utilizaram cartões de débito para realizar pagamentos.
Embora seja difícil prever quando exatamente as carteiras digitais superarão os cartões de débito, o crescimento observado é considerado inegável e possivelmente irreversível. Ao pagar com uma carteira digital, os consumidores perdem a conexão direta com o emissor do cartão de débito, o que tem implicações mais amplas para os bancos em termos de relacionamento com os clientes.
Para os emissores de cartões de débito permanecerem relevantes, é sugerido que eles foquem em oferecer experiências de valor agregado relacionadas ao orçamento, segurança ou recompensas. Tais medidas podem ajudar a manter a satisfação do usuário de cartões de débito e reforçar a percepção de que esses cartões são indispensáveis.