Práticas de ESG melhoram o desempenho e garantem a sobrevivência das empresas

36
Flávia Tomagnini, diretora Jurídica, Compliance e ESG da AeC
Publicidade

Com o tema “É um bom negócio ser um negócio bom”, Flávia Tomagnini, diretora Jurídica, Compliance e ESG da AeC, empresa de contact center com atuação em 7 estados e mais de 55 mil colaboradores, participa esta semana do seminário sobre Governança Corporativa promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes da Paraíba. As mudanças climáticas e a escassez de recursos naturais, a recessão econômica mundial, com falência de grandes conglomerados, os escândalos financeiros e de corrupção e a instabilidade geopolítica provocada pelos conflitos em Israel e na Ucrânia, colocaram o assunto ESG até na pauta do Fórum Econômico Mundial. E, no mundo dos negócios, a o tema tem ganhado mais e mais relevância.

Para a executiva, as práticas da ESG que envolve aspectos ambientais, sociais e de governança, não só promovem o crescimento das empresas como também garantem a sua sobrevivência. “Solidez financeira não é mais suficiente para uma empresa sobreviver. Independente do seu tamanho, o negócio precisa promover o Desenvolvimento Sustentável, baseado nos pilares da integridade, da transparência e da perenidade. É fundamental atender as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das futuras gerações em atender as próprias necessidades”, explana.

Flávia afirma que o primeiro passo do dirigente para implantar práticas da ESG é olhar para o seu negócio e identificar gargalos em todo o processo de produção. “Se você reduz o desperdício de matéria prima, você reduz os custos de produção. Se você tem uma relação harmonizada com seus colaboradores, fornecedores e clientes, você estimula a inovação, melhora a qualidade do seu serviço e promove uma relação comercial mais justa para todos. Se você possui compliance e governança, você reduz perdas financeiras, processos legais e aumenta a sua eficiência, agrega valor à marca e aumenta a eficiência”, exemplifica.

ESG e presença feminina

Além de Flávia, participam do painel as executivas Carolina Queiroz, da Valor Gestão e Governança, Priscilla Moraes, da Delloite, e Micheline Vieira, da Unimed Natal. Essa presença feminina para tratar do tema ESG não é mera coincidência. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, demonstra a relação positiva entre o alto desempenho e a presença feminina na liderança.

De acordo com FGV, considerando que mulheres ocupam em média 11,5% dos assentos em conselhos de administração de empresas brasileiras de capital aberto, contra 20,6% da média mundial, é importante entender como a presença de mulheres na liderança, seja na diretoria e/ou no board, pode beneficiar os resultados em ESG das empresas. Na análise do desempenho geral, verificou-se que há, mais frequentemente, mulheres na diretoria das empresas com avaliação alta, ao passo que a ausência de executivas ocorre mais no grupo de baixa performance.

Sobre a AeC 

A AeC está entre as empresas líderes do setor, na entrega de soluções de experiência do cliente e gestão de processos terceirizados. Servindo as principais marcas do mercado nacional, recebeu nos dois últimos anos o título de Empresa do Ano de BPO pela conceituada Frost and Sullivan. Líder também nas práticas de ESG, recebe há oito anos consecutivos o título de Melhor Empresa de Serviços pela Época Negócios 360°. Com um olhar inovador, o seu diferencial está no modo como integra o cuidado com as pessoas e aplica tecnologia de ponta em seus processos, como inteligência artificial, robotic process automation, serviços em nuvem e ferramentas de analytics e segurança. Atualmente, a AeC possui 18 unidades distribuídas por 7 estados do país e é certificada pelo instituto Great Place to Work como uma das melhores empresas para trabalhar do País.

LIDE

Fundado no Brasil em 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais reúne executivos de diversos setores para fortalecer a livre iniciativa, promover o desenvolvimento econômico e social e defender os princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. A unidade da Paraíba integra uma rede global presente em cinco continentes, com mais de duas dezenas de frentes de atuação.

O LIDE Paraíba organiza eventos, fóruns e encontros empresariais que incentivam a troca de conhecimentos e experiências entre seus membros, promovendo debates sobre temas relevantes para o cenário econômico e social.

Serviço

Governança Corporativa – estratégias e melhores práticas para empresas         

29/08 – de 9 às 12 horas

Local: IlhaTec – Rua Sandoval de Oliveira, 22 – Torre

Fonte: Assessoria AeC

Publicidade
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.