O Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa, será um marco importantíssimo na economia da Paraíba. Já é, na verdade, pois vários empreendimentos já estão movimentando a indústria da construção civil, seja contratando mão de obra, concreteiras e demais materiais, além de projetos técnicos e tudo que é necessário para obras de grande porte.
Mas a grande transformação que o conjunto de equipamentos que serão abrigados no Polo Turístico promoverá na capital paraibana acontecerá a partir da inauguração, entre dois e três anos, dos primeiros resorts, o parque aquático e o Boulevard dos Ipês, a grande e principal avenida que ligará o atual Centro de Convenções até bem próximo ao mar. Inspirada no movimento armorial liderado por Ariano Suassuna, a via será cercada por mais de 200 ipês coloridos e outras plantas nativas, reunindo elementos culturais, tecnológicos e sustentáveis.
Este ambicioso projeto do Governo do Estado vai, de fato, impactar imensa e positivamente João Pessoa, fazendo da cidade um dos principais destinos turísticos do Nordeste, além de ser um catalisador para a criação de milhares de empregos, aumento de renda, arrecadação de tributos e atração de turistas de diversas partes do mundo.
Contexto e estrutura do projeto
O Polo Turístico Cabo Branco é um empreendimento grandioso que destina 21 lotes para o desenvolvimento do maior complexo turístico planejado do Nordeste. Situado em uma área de 654 hectares, o projeto está estrategicamente localizado em uma região privilegiada de João Pessoa, próxima a diversos pontos turísticos. O complexo incluirá resorts, parque aquático, equipamentos de animação e estabelecimentos de comércio e serviços, ou seja, um destino turístico completo e diversificado.
Equipamentos turísticos e primeiros empreendimentos
Já faz parte do projeto do Polo Turístico Cabo Branco o premiado Centro de Convenções de João Pessoa, um espaço reconhecido nacionalmente. Com mais de 48 mil m² de área construída e capacidade para receber 20 mil pessoas simultaneamente, o Centro de Convenções é composto por quatro prédios principais, incluindo o Teatro Pedra do Reino, um dos mais modernos do Brasil, com capacidade para 3 mil espectadores.
Entre os primeiros empreendimentos do complexo, destacam-se:
– Ocean Palace Jampa Eco Beach Resort: Um projeto de alto padrão, luxo superior, cinco estrelas e all inclusive, com mais de 43 mil m² de área construída, 405 apartamentos e diversas atividades de lazer. O resort será sustentável e autossuficiente energeticamente, utilizando energia renovável.
– Amado Bio & Spa Hotel: Projetado pelos arquitetos Bruno Ferraz e Augusto Magno, este hotel integrará elementos do oceano, das falésias e da mata. Com quase 40 mil m² de área, terá capacidade para 240 unidades, sendo 82 construídas nos primeiros seis meses.
– Tauá Resort & Convention João Pessoa: Com o primeiro parque aquático indoor do Nordeste, o resort oferecerá sete piscinas, espaços de entretenimento, oito restaurantes, SPA, academia e centro de convenções. Localizado em um terreno de 300 mil m², o empreendimento terá 80 mil m² de área verde.
– Acquaí Park & Resort: Segundo maior e mais ecológico parque aquático do Brasil, com capacidade para 7.700 visitantes simultaneamente e a meta de atrair um milhão de turistas anualmente. Há o Acquaí Resort oferecerá 610 apartamentos de luxo e incluirá o Acquaí Village, uma área comercial ao ar livre.
– Holanda’s Gold Resort Club: Integrando esporte, lazer e contato com a natureza, o resort oferecerá inúmeras opções de entretenimento, como restaurantes, bares, piscinas, pistas de boliche, salas de massagem, quadras de beach tênis e SPA. O empreendimento será construído em uma área de 57 mil m², com 30 mil m² de áreas comuns.
Incentivos e políticas de desenvolvimento
O Governo da Paraíba promove políticas de atração de investimentos nacionais e estrangeiros, concedendo incentivos relacionados à aquisição de imóveis e incentivos fiscais para a implantação dos empreendimentos. O Polo Turístico Cabo Branco possui uma legislação específica que oferece incentivos de 60% nos tributos municipais (ISS). Com a implementação do Polo Turístico Cabo Branco, a Paraíba se posicionará, portanto, como um destino turístico de destaque, tanto no turismo cultural, de sol e praia, negócios e eventos, assim como referência em turismo sustentável.