Planos de saúde vão reinserir clientes com contratos cancelados, diz deputado

Planos de saúde esperavam suspender até 40 mil contratos nos próximos meses

6

O acordo com operadoras para suspender cancelamentos de planos de saúde relacionados a algumas doenças e transtornos, anunciado nesta terça-feira pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), irá reincorporar nas carteiras aqueles que foram informados da suspensão unilateral de contratos, desde abril. De acordo com o deputado Duarte Jr, relator do projeto da nova lei dos planos de saúde, que participou da reunião entre Lira e representantes do setor, ficou selado que os planos de saúde não impedirão a adesão de idosos, crianças com necessidades especiais e portadores de doenças graves, como vinha acontecendo, além de fazer a reincorporação dos antigos associados.

De acordo com Duarte, os planos de saúde esperavam suspender até 40 mil contratos nos próximos meses.

“O acordo vale para todos (tanto antigos associados, como futuros contratos). Conseguimos com que as operadoras parem de suspender planos de pessoas com deficiência e de qualquer pessoa que esteja adimplente. Esse acordo é válido enquanto os detalhes da nova lei dos planos de saúde estiverem sendo debatidos e o projeto seja votado”, afirmou.

Estiveram presentes na reunião com Lira representantes da ANS e dos planos de saúde Amil, Bradesco Saúde, Unimed e Sulamérica, além da Rede D’or e da Abrange.

Desde o mês passado, idosos, crianças com necessidades especiais e portadores de doenças graves têm sido informados da suspensão unilateral de contratos por parte das operadoras, o que era questionado por órgãos de defesa do consumidor. Entre os afetados estão inclusive crianças com autismo e portadores de câncer.

“Uma boa notícia para os beneficiários dos plano de Saúde: em reunião realizada agora há pouco com representantes do setor, acordamos que eles suspenderão os cancelamentos recentes relacionados a algumas doenças e transtornos”, disse Lira em suas redes sociais.

Artigo anteriorProcesso de falência do grupo alcooleiro da família de Thereza Collor seguirá em Alagoas
Próximo artigoPF faz operação contra fraudes em saques do FGTS de jogadores de futebol