PIB do Brasil cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025, puxado pelo agro
Economistas já vinham revisando suas projeções para o crescimento da economia, considerando uma supersafra maior que o esperado, além do mercado de trabalho ainda aquecido e do crédito em expansão
A economia brasileira iniciou 2025 com crescimento de 1,4% no primeiro trimestre, após subir apenas 0,2% nos últimos três meses de 2024. A estimativa de analistas era de uma expansão de 1,5% do Produto Interno Bruto () entre janeiro e março deste ano, segundo pesquisa do jornal Valor. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.
Com o clima favorável e boa quantidade de chuvas desde outubro do ano passado, já era esperado que a agropecuária puxasse a economia no início de 2025.
Mas, além disso, o consumo das famílias também entrou no radar dos economistas, uma vez que o mais importante item da demanda seguiu robusto, devido ao mercado de trabalho aquecido, e apesar da política de juros restritiva, com taxas elevadas.
Nas últimas semanas, . Se há até pouco tempo era amplamente esperada uma certa desaceleração da economia no início deste ano, começaram a surgir sinais de que o crescimento seria mais robusto.
Entre eles, a expectativa de uma supersafra ainda maior, além do mercado de trabalho aquecido, com rendimento nas máximas históricas, e o crédito ainda em expansão.
Para os próximos trimestres, no entanto, analistas acreditam que a economia deverá finalmente começar a frear.
Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp