Petrobras registra alta na produção de petróleo no primeiro trimestre e queda nas vendas de derivados

7

A Petrobras informou que sua produção comercial de petróleo e gás registrou no primeiro trimestre deste ano uma alta de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado, de 2,352 milhões de barris de óleo equivalente (boe/dia) para 2,428 boe/d.

Acionistas:

Investimento:

O destaque ficou por conta do pré-sal, com alta de 9,1% no período, com 1,857 milhão de barris. Os campos do pós-sal, por outro lado, amargaram recuo de 37,5%.

Já o volume de vendas de derivados no mercado interno teve queda de 2,9%, para 1,648 milhão de barris por dia na comparação anual. A gasolina registrou o maior recuo, de 6,8%. Diesel caiu 3,4%.

Entrevista:

A redução ocorreu “em função da demanda de mercado e paradas programadas”, disse a estatal. A Petrobras afirmou ainda que houve um aumento no teor mínimo de mistura obrigatória de biodiesel, que passou de 12% para 14% em março de 2024. Na gasolina, explicou a estatal, houve perda de participação para o etanol hidratado no abastecimento dos veículos flex.

Aumento das importações de diesel

A estatal lembrou também que houve aumento das importações de diesel em 24,3%, devido à necessidade de recomposição de estoques em função de paradas de manutenção. A exportação geral caiu 4,4%. “O conflito no Oriente Médio causou instabilidade nos fretes de transporte marítimo e, por consequência, uma alteração dos fluxos das nossas exportações de petróleo. Os mercados que são naturalmente atendidos por navios de maior porte ganharam atratividade”, disse a Petrobras.

 

Artigo anteriorDesoneração é crucial para manter empregos, diz senador
Próximo artigoGoverno prorroga prazo para MEI e empregador doméstico se cadastrarem em canal para inspeção do trabalho