Pet shops lideram o formato de empresas veterinárias na Paraíba

59
Foto: Getty Images
Publicidade

No dia dedicado ao médico veterinário, o setor se revela como terreno fértil para pequenos negócios que incluem, além das lojas, clínicas veterinárias e escolas de cursos para especializações.

Comemorado nesta segunda, 9, o dia do Médico Veterinário foi lembrado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) em seus aspectos econômico e social. Segundo o CFMV, que o setor tem crescido desde 2017 e o segmento é forte e diversificado, inclusive para quem quer empreender. De acordo com o Sebrae/PB, apenas nas maiores cidades da Paraíba existem 1407 pet shops, sendo 820 em João Pessoa.

“Nem todo pet shop tem veterinário. Mas temos um número crescente dos negócios, em geral, dessa área. Outros negócios comuns na área veterinária, são as clínicas. Temos hotéis para animais, escolas de cursos para especializações veterinárias, laboratórios de diagnósticos, fabricação de produtos veterinários, serviços móveis, reabilitação e fisioterapia animal”, esclarece o analista técnico do Sebrae Agência Sul, Lhano Osawa.

De acordo com o CFMV, houve um aumento de 35,9 mil profissionais médicos veterinários de dezembro de 2017 a novembro de 2020. Consequentemente, os estabelecimentos dessa área também aumentaram 39,3%. De 38,1 mil clínicas, hospitais, consultórios, ambulatórios e pet shops em 2017, chegaram a 53,1 mil em novembro de 2020.

Para Lhano, o mercado está crescendo porque há um aumento da população de animais de estimação, e as oportunidades são muitas, tanto para cuidados com pequenos animais quanto com grandes animais. “O mercado tem serviços regulares, como consultas, vacinação, vermifugação e tratamentos contínuos e recorrentes. São serviços que causam ainda satisfação pessoal, especialmente para quem tem paixão por animais e geram impacto até na saúde pública, especialmente no controle de zoonoses”, lembrou Lhano, que é também médico veterinário.

Alan Glayboon é dono de uma loja e de uma clínica veterinária em Patos, no sertão, e uma escola de cursos especializados na área em João Pessoa, além de ser professor universitário. “Iniciei a minha atividade em 2011 e hoje possuo empresas em Patos, Itaporanga e João Pessoa. Com apoio e capacitação, a gente vai longe”, acredita.

Fonte:Ascom/Sebrae

Artigo anteriorCentro de Convenções recebe feira do setor de beleza
Próximo artigoInovação aberta: como as empresas de João Pessoa podem crescer através de colaborações estratégicas
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.