Pesquisa do Airbnb aponta tendências de viagens no Brasil para 2025

Turismo de entretenimento, focado em grandes eventos como shows, festivais de música e jogos esportivos, segue em alta

111
Crescimento do turismo no Brasil registra alta (Foto: Reprodução)
Publicidade

O ano de 2025 promete boas oportunidades de viagem, com pelo menos seis feriados prolongados no Brasil, sendo o próximo em abril, com o feriadão da Páscoa e Tiradentes. A pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, encomendada pelo Airbnb, revela que 71% dos brasileiros pretendem viajar este ano, e 26% já têm viagens reservadas.

De acordo com os dados, o turismo de entretenimento, focado em grandes eventos como shows, festivais de música e jogos esportivos, segue em alta.

Um recorte especial do levantamento revela que 41% dos viajantes já incluem eventos em seus planos de viagem, especialmente jovens de 18 a 27 anos. Além disso, 85% dos entrevistados afirmam que estão dispostos a participar de eventos durante suas viagens.

Os festivais de música e os shows são os eventos mais procurados, com 46% dos entrevistados mencionando festivais e 44% citando shows. O Lollapalooza Brasil, que ocorrerá em março, foi citado por 30% dos entrevistados, seguido pelo Carnaval do Rio de Janeiro (23%).

Já o turismo esportivo também atrai atenção, com 31% das respostas relacionadas a partidas de futebol e 27% a outros eventos esportivos, como o Grande Prêmio de São Paulo, no Autódromo de Interlagos, mencionado por 22% dos entrevistados.

A proximidade do local do evento é um fator importante para 88% dos entrevistados ao escolherem onde se hospedar. Em média, os viajantes dispostos a participar de shows e eventos esportivos planejam gastar R$ 5.270,00 e passar 8,8 dias fora de casa.

A pesquisa também revela que, apesar do interesse em eventos, a busca por lazer e férias ainda é o principal motivador das viagens, com 77% dos entrevistados citando esse motivo. O estudo mostra que destinos domésticos são os favoritos, com 93% dos viajantes escolhendo o Brasil devido à alta do dólar.

Realizada em janeiro de 2025, a pesquisa ouviu uma amostra representativa da população brasileira, com base em gênero, faixa etária e nível socioeconômico, com o objetivo de identificar as principais tendências de viagem para o ano.

Redação com informações do Viagem e Turismo

Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp

Artigo anteriorMoura Dubeux está entre as 10 maiores construtoras do Brasil
Próximo artigoOrquestra Sinfônica inicia temporada 2025 com concerto no Centro Cultural São Francisco
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.