Pente-fino: veja como INSS está convocando quem recebe BPC/Loas

Agora estão sendo chamados os que não têm cadastro. Posteriormente, serão convocados os que já são inscritos, mas não atualizam seus dados há mais de 48 meses

46
A inscrição e a atualizado de dados no CadÚnico deve ser feita num Centro de Referência e Assistência Social da prefeitura de sua cidade — Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo
Publicidade

Aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas não são inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), já está sendo convocados pelo órgão a se cadastrarem num Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de sua cidade. Não é preciso ir a uma agência da Previdência Social.

A notificação dos convocados é feita por SMS, notificação push e mensagem por aplicativo/site Meu INSS, além de ligação telefônica, carta com aviso de recebimento, rede bancária (mensagem emitida no extrato de pagamento mensal) e, por fim, edital.

“‘No caso de ligação, o número que aparecerá na tela do celular ou no identificador de chamada é (11) 2135-0135. Caso outro número apareça, e a pessoa diga que é do INSS, desligue”, esclarece o INSS.

Além disso, em caso de dúvida, o cidadão pode ligar para a central telefônica 135 e confirmar se o INSS entrou em contato.

Alerta de golpe

O INSS alerta ainda que não pedirá dados aos beneficiários do BPC/Loas nem biometria facial (fotografia do segurado). A notificação servirá apenas para pedir que a pessoa compareça ao Centro de Referência e Assistência Social de sua cidade. Os documentos deverão ser apresentados somente no Cras, e nunca a terceiros.

Convocação

Inicialmente, 505.018 pessoas estão sendo convocadas a fazerem suas inscrições no CadÚnico. O total de convocados, no entanto, deve chegar a 1,25 milhão de cidadãos, segundo o Ministério da Previdência Social.

Isso porque, em outro momento, também serão notificados aqueles que já são inscritos no CadÚnico, mas não fazem atualização cadastral há mais de 48 meses (ou seja, quatro anos). Ainda serão chamados os que tiverem renda familiar superior ao critério exigido para participar de programas sociais.

Consulta

Os titulares de BPC/Loas também podem consultar se estão sendo convocados a se inscreverem num Cras ou a atualizarem seus dados, caso já sejam inscritos no CadÚnico.

A consulta pode ser feita pelo aplicativo ou pelo site Meu INSS. Não é preciso digitar senha nem ter login para o acesso. O ícone “Revisão de BPC” será apresentado logo na tela principal. “Basta digitar o CPF que o aviso confirmando ou negando que seu nome esteja nesse lote aparece”, informou o INSS.

Vale destaca ainda que os beneficiários do BPC/Loas não precisam ir ao Cras se não forem notificados. Mas é importante consultar o Meu INSS com frequência, pois a lista de convocados será atualizada constantemente.

Até a última segunda-feira, segundo o INSS, 137.877 consultas já haviam sido feitas.

Publicidade