A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala 6×1 (seis dias de trabalho seguidos de um de descanso) alcançou nesta quarta-feira (13) o número mínimo de assinaturas para iniciar tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), resulta de uma iniciativa do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador carioca eleito Rick Azevedo (PSOL).
O texto obteve 194 assinaturas até o início desta quarta-feira, superando o mínimo de 171 necessário para o protocolo da PEC. Entre os deputados que assinaram o texto, destacam-se quatro paraibanos: Luiz Couto (PP), Damião Feliciano (União Brasil), Ruy Carneiro (Podemos) e Gervásio Maia (PSB). O deputado Cabo Gilberto (PL) manifestou-se contrário à discussão da proposta.
A PEC propõe reduzir a jornada máxima de trabalho de 44 para 36 horas semanais, alegando que o modelo 6×1 prejudica a saúde, o bem-estar e as relações pessoais dos trabalhadores. Para avançar na Câmara, a proposta precisará ainda do apoio de 308 deputados em duas rodadas de votação.
Fonte: Jornal da Paraíba
Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp