Já estão disponíveis para venda passagens aéreas para os novos voos entre João Pessoa e São Paulo/Congonhas (a partir de 27 de outubro) e João Pessoa-Rio de Janeiro/Galeão (a ser operado exclusivamente na alta temporada de novembro a fevereiro). Os voos são da Latam, que já opera regularmente em João Pessoa com rotas para Guarulhos e Brasília. Este investimento é parte do programa estadual de incentivo fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível de aviação.
A rota São Paulo/Congonhas-João Pessoa será operada seis vezes na semana. Já a rota Rio de Janeiro/Galeão-João Pessoa contará com dois voos por semana (sexta-feira e domingo). Todos os voos serão realizados em aeronaves das famílias Airbus A319 e A320, que acomodam até 216 passageiros, dependendo do modelo.
“A conquista dos voos da Latam é mais uma prova do trabalho de colocar a Paraíba como um mercado competitivo e consolidado no setor turístico nacional. Queremos continuar promovendo e traçando novas estratégias para que a estado continue com este crescimento contínuo, tornando-se um dos principais mercados turísticos do Brasil”, destaca Ferdinando Lucena, presidente da PBTur.
Crescimento em julho
Segundo a Aena Brasil, empresa que administra os aeroportos da Paraíba, João Pessoa recebeu 155.577 passageiros no mês de julho, representando 28,5% de aumento com relação ao mesmo período em 2023. Já Campina Grande atraiu 34.834 passageiros, apresentando um aumento de 48,9% com relação ao ano passado.
O aumento no número de voos, assentos e consequentemente de passageiros não ficou só no mês de julho. O aeroporto Castro Pinto (JP) recebeu 413.674 passageiros no período de janeiro a junho de 2024, um aumento de 14,2% do fluxo em relação a 2023. O aeroporto João Suassuna (CG) mais que dobrou os seus números e recebeu 74.328 passageiros neste período, o que representa um aumento de 162,4% em relação a 2023.
No Sertão
A nova rota Cajazeiras–Recife, implantada este ano resultou no transporte de 377 passageiros em 2023, superando o número de embarque de cidades como Sobral, Iguatu e Crateús, todas no Ceará.
Fonte: PBTur