Paraíba tem destaque nacional no setor de serviços e no varejo em 2024

77
Fonte: IBGE
Publicidade

Os dados mais recentes divulgados pelo IBGE para o mês de junho apontam para um crescimento acima da média nacional e liderança dentre todos os entes federativos para o estado da Paraíba nas vendas no varejo. No setor de serviços, a Paraíba teve o segundo maior crescimento do Nordeste, atrás somente de Pernambuco e mais que o dobro do desempenho nacional.

As vendas do varejo da Paraíba tiveram um crescimento de 2,4% somente em junho, sendo o maior crescimento de todos os estados e Distrito Federal, com o Rio Grande do Sul vindo em segundo lugar, com crescimento de 1,8%, fruto da reconstrução daquele estado devido às enchentes recentes. A Paraíba teve, também, um crescimento impressionante de 16,4% em relação ao mês de junho de 2023, seguido pelo Amapá, com crescimento de 13,4%, e Rio Grande do Sul, com 11,0%. A média para o crescimento das vendas do varejo a nível nacional foi de queda de 1,0% em junho em relação a maio e de crescimento de 4,0% em relação a junho de 2023. O resultado da Paraíba em comparação com o desempenho brasileiro mostra um crescimento de mais de quatro vezes maior em relação ao mês de junho do ano passado.

As vendas do varejo em forte crescimento na Paraíba são reflexo de melhores condições de renda da população, que podem ser sentidas a partir de um melhor poder aquisitivo, com inflação mais controlada, maior empregabilidade nos setores econômicos do estado e maior disponibilidade de recursos através de programas sociais, como o Bolsa Família.

O setor de serviços, por sua vez, teve um crescimento de 1,7% em junho em relação a maio, a nível nacional. No acumulado do ano até junho, o Brasil teve crescimento de 1,6%, reflexo de muita oscilação no consumo. A Paraíba, por sua vez, apresentou um crescimento de 3,4% em relação a maio e de 3,0% no acumulado do ano até junho, ficando atrás somente de Pernambuco, que cresceu 3,4%, a nível Nordeste e no mesmo período.

O resultado do setor de serviços chama muito a atenção, pois o setor de serviços representa 80,4% do PIB da Paraíba, segundo estimativas do IBGE para o ano de 2021. O setor crescendo acima da média nacional, que apresenta crescimento acumulado até junho de 1,6%, indica que o PIB paraibano vai, provavelmente, crescer mais que o dobro do PIB nacional se o desempenho se mantiver no mesmo nível até o final do ano.

Publicidade
Ecio Costa
Ecio Costa é economista pela UFPE, com Mestrado, Ph.D. e Pós-Doutorado em Economia pela University of Georgia. Atualmente é Professor Titular de Economia da UFPE e Professor Convidado da Fundação Dom Cabral.