Paraíba pode concorrer a selo internacional de turismo sustentável; inscrições abertas até abril

Certificação tem o potencial de ampliar a visibilidade internacional desses destinos, destacando iniciativas voltadas para o turismo sustentável

69
A Baía da Traição é marcada por belas praias e pela marcante presença indígena - Marco Antonio Gadelha Pimentel / PBtur / Divulgação
Publicidade

Os gestores municipais de turismo têm até 18 de abril de 2025 para se inscrever no concurso que concede o selo internacional “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo. A premiação reconhece destinos que valorizam a diversidade cultural e natural como instrumentos de desenvolvimento do turismo sustentável.

O Ministério do Turismo será responsável por avaliar as candidaturas e indicar os destinos brasileiros que disputarão a certificação. As propostas devem atender aos critérios da chamada pública e ser enviadas até a data limite para o e-mail candidaturas@turismo.gov.br.

O selo tem como objetivo impulsionar o turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e social, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A iniciativa é aberta a entidades públicas e privadas, associações, pessoas físicas e jurídicas que representem comunidades com estratégias voltadas para o fortalecimento do turismo em áreas rurais ou naturais.

Criada em 2021, a seleção exige que os destinos tenham baixa densidade populacional, preservação de atividades tradicionais e integração de valores culturais à experiência turística. As vilas selecionadas recebem o reconhecimento internacional e passam a integrar uma rede global de intercâmbio de experiências e boas práticas no setor.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância da participação dos gestores municipais no processo:

“Essa premiação oferece uma visibilidade importante no mercado internacional, atraindo turistas de diversas partes do mundo que buscam experiências autênticas e imersivas no turismo rural”, afirmou.

Possíveis candidatas no Nordeste

O Nordeste possui destinos com forte potencial para participar da certificação. Abaixo, uma lista de vilas litorâneas, uma de cada estado, que poderiam concorrer ao selo:

EstadoVilaLocalização
MaranhãoAtinsLençóis Maranhenses
PiauíBarra GrandeCajueiro da Praia
CearáJericoacoaraJijoca de Jericoacoara
Rio Grande do NortePipaTibau do Sul
ParaíbaBaía da TraiçãoLitoral Norte
PernambucoPorto de GalinhasIpojuca
AlagoasPatachoPorto de Pedras
SergipePontal do PebaPiaçabuçu
BahiaCaraívaPorto Seguro

A certificação tem o potencial de ampliar a visibilidade internacional desses destinos, destacando iniciativas voltadas para o turismo sustentável e a valorização da cultura local.

Com informações do NE9

Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp

Artigo anteriorSine-PB oferece mais de 870 novas vagas de emprego a partir desta segunda-feira
Próximo artigoTerceira edição da Maratona de João Pessoa | CAIXA – 2025 acontece em abril
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.