Paraíba mantém crescimento no varejo e destaca-se em pesquisa do IBGE

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Com o consumo das famílias em alta, o volume de vendas do varejo na Paraíba registrou a 2ª maior taxa de crescimento do Brasil em maio.

Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (11), o comércio varejista na Paraíba cresceu 14,9% em maio, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Os três estados que mais se destacaram em maio no cenário nacional foram Amapá (29,4%), Paraíba (14,9%) e Bahia (12,2%), enquanto a média nacional apresentou um aumento de 8,1%.

Nos outros indicadores do comércio, a Paraíba também registrou crescimento, como no comparativo de maio sobre abril na série com ajuste sazonal (1%). No período de janeiro a maio, as vendas do varejo paraibano acumularam uma taxa positiva de 6,4%, enquanto a média nacional foi de 5,6%.

No indicador do comércio varejista ampliado – que inclui atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo – a Paraíba também se destacou nacionalmente, apresentando uma expansão de 18,1% em maio em comparação com o mesmo mês do ano anterior, mantendo a 2ª maior taxa de crescimento entre as 26 unidades da federação e o Distrito Federal. A média nacional ficou em 11,7%.

Fatores Macroeconômicos que Influenciaram o Varejo

Crescimento da Massa de Rendimento Salarial:

  • Aumento da renda disponível para consumo.

Número de Pessoas Ocupadas:

  • Maior emprego e, consequentemente, mais consumidores com capacidade de compra.

Aumento da Concessão de Crédito:

  • Maior facilidade para obtenção de crédito por pessoas físicas, estimulando o consumo.

Desempenho do Varejo em Maio

Comparação com Maio do Ano Passado:

  • Crescimento disseminado em cinco das oito atividades pesquisadas pelo IBGE.

Setores em Alta:

  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico.
  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria.
  • Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.
  • Móveis e eletrodomésticos.
  • Tecidos, vestuário e calçados.

Crescimento Consistente:

  • O crescimento em maio é comparável apenas ao de fevereiro deste ano.
  • Ganhos mais pronunciados em hipermercados, supermercados, artigos farmacêuticos e outros artigos de uso pessoal e doméstico, com aumentos de dois dígitos.

Sobre a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC)

Objetivo:

  • Produzir indicadores para acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no Brasil.

Metodologia:

  • Investigação da receita bruta de revenda em empresas formalmente constituídas com 20 ou mais pessoas ocupadas.
  • Foco em empresas cuja atividade principal é o comércio varejista.

Fonte: Agência NE9

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Redação
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